sábado, 27 de setembro de 2008

No divã com Prolixo Lacônico

Tema muito discutido por Proust em sua obra “Em Busca do Tempo Perdido”, o tempo.

Na segunda parte da sua obra “A Sombra das Raparigas em Flor”, Proust relata sua ida a Balbec.

Sua expectativas sobre a viagem eram grandes, imaginava um lugar incrível com ótimas pessoas e paisagens. Mas não foi tudo isso que aconteceu quando Proust foi para lá. Ele até relata em seu livro que pessoas imaginam lugares incríveis, vêem fotos do lugar. Mas quando chegam no destino a coisa não é bem assim.

Bom, não vou ficar aqui falando de Proust. Isso foi uma introdução ao que quero falar.

Na primeira vez que vamos a algum lugar e achamos tudo maravilhoso, criamos expectativas para que na próxima que voltarmos seja tudo aquilo de bom. Se voltarmos, na maioria das vezes, vemos que o lugar não era tudo aquilo.

Como isso pode acontecer com lugares, pode muito bem acontecer com pessoas.

Gente costuma elevar pessoas que consideram importante e se no caso de conhecerem estas, vêem que não são nada disso. Criam falsas expectativas e a pessoa “cai do cavalo” quando descobre que isso foi tudo fruto de sua imaginação.

É da natureza do Homo Sapiens ter algo maior para acreditar. A nossa vida sempre tem de ser baseada em algo.

Viajei!

55 comentários:

Anônimo disse...

é verdade
por isso que eu gosto de fazer o contrario
nunca esperar muito de algo
que ai quando eu ver é melhor do que eu esperava


abraços

Anônimo disse...

Concordo, acho que esperar não é legal e pelo menos eu não suporto, OSASOA. Adorei seu blog :D
Espero sua visita e comments ;D
http://tiomah.blogspot.com

Net Esportes disse...

pois isso é sempre bom não criar muitas expectativas.............

Mr. Candy disse...

odeiop esperar, mas admito: eu faço muita cerimonia!
hauyhauhsuhauu

@diegohag disse...

Já ouviu falar em Lei da Atração?

Quando você pede e acredita que vai conseguir, você realmente conhece.

Pensamentos positivos atraem resultados positivos! Se você é uma pessoa negativa é claro que dificilmente vai conseguir as coisas!

Você deveria ler O Segredo!

Danielle disse...

mto boa matéria.

Louise Mira disse...

Criar expectativa é, realmente, algo que temos que administrar com maturidade.

sucesso!

http://rosas-inglesas.blogspot.com/

Anônimo disse...

Realmente o homem por si só, cria inúmeras fantasias. Nós nunca estamos satisfeitos, sentimos falta dos lugares das pessoas que conhecemos e, idealizamos os futuros lugares e as pessoas que conheceremos.

Abraços!!!


http://hdebarbamalfeita.blogspot.com/

Anônimo disse...

tudo o que está longe e é mais difícil de conseguir é sempre mais gostoso de se conseguir... essa é a natureza humana!!!

Rede de Jovens - Cristo Salva disse...

Realmente nossa vida tem que ser baseado em algo... se nao, viveriamos pra que??
termos um alvo ajuda e muito na nossa caminhada!!

otimo fds

http://lefamily.blog.terra.com.br/

Festa das Cores {Letícia Miyazaki} disse...

Realmente nossa vida tem que ser baseada em algo...se nao nada teria graça!
ter um alvo sempre é maravilhoso e nos motiva.
otimo fds

http://lefamily.blog.terra.com.br/

Cruela Veneno da Silva disse...

eu sou descrete de tudo... acredito que os fatos acontecem quando tem que acontecer...

e como foi sugerido aí me cima, ler o Segredo é bom pq é uma leitura, se a salvação estive em um livro ia ser fácil demais

Taiane disse...

=D

Anônimo disse...

apesar do projeto ser complexo, gostei muito do tema
beijos!

Anônimo disse...

rpz... você me fez lembrar desse sentimento de maneira menos tragica do que as pessoas costumam tratar!
mas por outro lado me deixou meio com uma certa pulga atrás da orelha...
acho que estou fantasiando um personalidade numa pessoa, espero não quebrar a cara e minhas espectativas não cairem do cavalo!!!
kkkkkkkk

forte abraço, curti o blog!


http://ajairon.blogspot.com/

Anônimo disse...

As pessoas sempre pensam que alguma coisa é realmente perfeita,ou acreditam fielmente que existe algo assim,seja pessoas ou lugares.

Ótimo blog como sempre :)

Anônimo disse...

É Fabio, mais um tema interessante, estou ficando fã do seu blog irmãozinho.
1° que poderia ter falado mais de Proust, adoro os livros dele.
2° que sempre pratico isso, é mensagem subliminar, vou explicar:
Quando vou mostrar algo para alguém, eu deixa parecer paior do que realmente é, quando a pessoa vê, acha que é muito melhor do que pensava.
Tipo: " minha cidade não tem muitas coisas para fazer" a pessoa entra pensando que não vai ter nada!
3° que o rapaz ali de cima disse, da lai da atração. existe e funciona muito bem, desse jeito mesmo.
Abraços e parabéns pelo blog, está show de bola.

Provisório disse...

pratico esse segundo passo também...

Anônimo disse...

Realmente, nós criamos expectativas sobre lugares e pessoas!

Algumas vezes, nos enganamos por completo. Mas paciência...

Artur disse...

fantasias é algo da natureza humana
buscar algo perfeito também...

enfim..somos assim

Anônimo disse...

Bem complexo, eu diria...
Mas ao mesmo tempo é muito bom.

Gostei daqui, voltarei mais vezes para
conferir as novidades!

Abraço

http://filosofiadosexo.blogspot.com/

Lucas Bezerra disse...

Que interessante esse post!
Ultimamente tenho reparado bastante nisso!
As primeiras vezes são tão diferentes...por mais que uma coisa seja maravilhosa, com o passar do tempo pode tornar-se tão cansativa e chata.
=)Muito interessante mesmo!!!

Anônimo disse...

Nossa parabéns mesmp

Carlysson disse...

Mas isso é a mais pura verdade, no começo tudo é um mar de rosas, mas o tempo vai passando e tudo muda...

Provisório disse...

Concordo com você Lucas...

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Pode acontecer com pirão tbm.

Karla Hack dos Santos disse...

Quantas expectativas criamos, não?!
A verdade é que trata-se de algo inato do homem... No fim, é um ser que sonha, "endeusa", certas coisas e pessoas..
Eu lembro de ter visto uma definição do amor, acho que foi até em um comercial, que se encaixa bem nisto: o amor é quando, depois da primeira impressão - do encanto, ainda se queira bem a outra pessoa. O verdadeiro eu dela.

;P

bjus

Anônimo disse...

Costumava ter grandes expectativas antes, em relação a muitas pessoas que me cercavam. Com o passar do tempo, diminuí o grau de expectativa, por um simples fato, todos somos diferentes, reagimos a acontecimentos de forma diferente.

Bruno C. disse...

Uouu!
É verdade! sempre criamos espectativas de algo ou alguem!! sempre além do limite! Mas, como vc mesmo disse, isso é da natureza humana

Unknown disse...

Sempre tive expectativas, mas na maioria das vezes me lasquei...ehehe
Abraços

Leuh Káiros disse...

É....a inconveniente necessidade de nos relacionarmos...de criarmos paixão e fé naqueles que nos cercam...
Bendita seja a humanidade!!!

Neuro-Musical disse...

Realmente.
Eu por exemplo, crio expectativas dos EUA. Nossa, como eu quero ir para lá, mas será que vai ser tudo o que penso?

Obrigado pelo seu comentário!

www.mundop-o-p.blogspot.com
www.mundop-o-p.blogspot.com
www.mundop-o-p.blogspot.com
www.mundop-o-p.blogspot.com

Anônimo disse...

Gostei do texto :D
nem tudo q queremos é o q é


Link LoL

Anônimo disse...

E como fazemos isso, é quase que automatico, eu creio. Vemos as pessoas como gostariamos que elas realmente fossem e não como ela são. Isso, tem o seu lado positivo e o negativo, as vezes levamos elas como perfeitas ou então tudo que há de pior. Gostei. Beijinhos.

Thiago Modesto disse...

nao entendi

www.maniacosporfutebol.com.br

Evan The Scarlet Angel disse...

A gente cria algo em nossa mente por não querer acreditar na verdade,essa é a verdade

Anônimo disse...

viajei também...hehehehe

É verdade mesmo. E em relação às pessoas, ainda acrescento que só o tempo é capaz de nos mostrar quem elas são realmente.

Mr. Candy disse...

o tempo mostra, e nós veremos.

Anônimo disse...

É bem isso que acontece, cansei de notar. Expectativas sempre tem uma porcentagem falsa, as vezes inteiramente falsas...

Thales disse...

Opa, está afimd e uma parceria: obrigado por comentar em meu blog...
Se estiver afim, estou com um probleminha ali no link-me, mas estou arrumando... abraços

Unknown disse...

Hum... Falou e disse! E, aliás, esse é um assunto no qual cê poderia pôr dezenas de linhas e não teria como se cansar de ler sobre.
Acho também que uma primeira impressão de algo sem que haja uma segunda, ajuda a fazer com que a imagem ou a lembrança de tal lugar seja sempre boa. Mas agora me diga, como ir em um lugar, ter uma ótima impressão e se aguentar para que não haja uma segunda?

Thaís. disse...

cara, Brizei legal aqui...

Anônimo disse...

Meu complexo para leigos, mas bem bacana para mim.
heahahaeheahheahhea

0/

Anônimo disse...

É só diminuír as expectativas, que acabam as decepções...

abraço,

Anônimo disse...

nem tudo que reluz é ouro....

Thiago Paulo disse...

Olá..
Antes quando ia viajar sem criava muitas expectativas, e até mesmo quands]o conhecia alguém... mais agora mudei, justamente por que pode não ser o esperado.

Abraços...

Unknown disse...

Já pensei sobre o assunto antes, alguns já me disseram que isso é reflexo de imaturidade, mas eu nunca dei muita bola, sabe, coisa de quem quer errar para aprender e crescer. As vezes nossas expectativas crescem por termos uma necessidade de algo e esse ``algo`` é o fermento que as faz crescer, mas quando tudo acaba, vemos a realidade, viajei, né?

Anônimo disse...

Pois bem desde a imagem do falosíssimo escritor "CAmões" até a expressiva e destacada menção, claro, caberia uma reflexiva nota sobre a prolixidade vigente em nossos discursos diários.
ParbéNs!

Rayane Cássia disse...

Muito bom ( :
è verdade, acontece comigo.
O que sempre coloco muita expectativa, e fico muito ansiosa, acabo me decepcionando haha
beijos

iti disse...

agente sempre tem esses penssamentos, sobre viagens, ou qualquer outra coisa..
as vez ficamos infelizes por não ter nd haver com que esperavamos...


http://500x100.blogspot.com/

Figurinhas com Holograma disse...

Ah, adorei seu texto.
Bom, como disse o 'rafaal' ai. Acho que não só nós três, como todo mundo, pratica isso de criar espectativas menores sobre alguma coisa pra depois impressionar a outra pessoa com algo maior.
Mesmo sem querer... deve ser "da natureza do Homo Sapiens" fazer isso... kkk xP
=*

Letícia Lima disse...

tem razão amigo, a gente espera demais!!!!
adorei o texto e o pensamento!!!!

dá uma passada no meu blog assim que puder
http://lelalima.blogspot.com/

Letícia Lima disse...

vo colocar você nos meus favoritos!
sempre estarei aqui comentando
;D

Ellen Regina - facetasdemim disse...

Tendemos a divinizar todo o homem por causa de apenas um atitide louvável do mesmo. E aí caímos do cavalo, mas o cair do cavalo nada mais é do q descobrir q tal gênio, apesar de sê-lo permanece tão humano quanto nós.

Acho q o homem sempre busca aquilo q é mais do que a si próprio.

Pensando bem... isso me daria um excelente post!

Um abraço.
Ellen Regina

Danilo Cruz disse...

Concordo com você, acho que isso faz parte da gente.

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR