terça-feira, 2 de setembro de 2008

De Futebol para Dostoievski

Meu Deus...

Estou em um momento aéreo. Acabei de ler o livro de Dostoievski, Recordações da Casa dos Mortos. Faltam adjetivos para mostrar o quanto este livro é bom.

Publicado entre 1861 e 1862, conta a história de Alexander Petrovich Goriantchikov, condenado pela morte de sua esposa. Baseado em sua própria experiência, Dostoievski reúne suas lembranças acerca de sua estadia na prisão siberiana.

Condenado a morte por fuzilamento por conspirar contra o czar Nicolau I. Dostoievski esteve na frente de um batalhão de soldados com fuzis na mão. Porém o czar resolve não matar o escritor e sua pena foi comutada a trabalhos forçados na Sibéria.

Um relato fascinante, humano, “atual”. Se uma pessoa lê o livro hoje, entenderá perfeitamente o que estava se passando. Um nobre chegando em uma prisão, sofre de falta de amigos, companheiros.É testemunha do contrabando de vodka, de jogos ilegais.

Este não foi o primeiro livro de Dostoievski que li, e certamente, não será o último. Já li Crime e Castigo(o melhor), o Jogador(pequena obra-prima)e Memórias do subsolo(emocionante).Inclusive, em Crime e Castigo há algumas citações sobre Recordação da Casa dos Mortos.

A edição que apresento para vocês conta ainda com a carta de Dostoievski para o seu irmão Mikhail.

Às vezes o homem prefere o sofrimento à paixão.(Dostoievski)

23 comentários:

Rosangela A. Santos disse...

Agora estou lendo um livro chamado "Pegadas Acaminho da Evolução"

Estou adorando ..

pelo que narro parece ser muito bom mesmo até pelo entisiasmos como descreveu .. quem sabe não será o meu proximo livro ..s rsrs

Valeu a indicação..

abç..

Pedro Pyratero disse...

aonde tem o link pra baixar?

Jonatas Fróes disse...

De Dostoiévski só li Crime e Castigo. Achei muito bom apesar de extremamente óbvio (O título resume a obra literalmente hehe). Mas não me despertou interesse em ler outras obras do cara...

[]'s

Musikaholic

Anônimo disse...

Dostoieviski é daqueles autores que conseguem lidar, com maestria, com temas universais. Li Notas do subsolo e noites brancas, duas histórias fundamentais para entender a nossa existência. Ainda preciso tomar coragem e retomar a leitura de Crime e Castigo.

Rosangela A. Santos disse...

Olha eu de novo ..

Parabéns pelo blog .. muito bom ..

abç..

Marina disse...

Nao, serio mesmo, te do moral. :O
Me senti A inculta aqui agora, nem posso discutir Dostoiévski, mas literatura russa eh simplesmente uoh ( no bom sentido sempre).
Parabens! :D

Anônimo disse...

nao conhecia esse livro ainda
mas deve ser bom msmo

abraços


http://blogaragem.blogspot.com

Fabíola Oliveira disse...

Sabe que fiquei até com vontade de ler esse livro! Pois é! Parece ser muito bom.

Never disse...

meeu ... minha irmã tem este livro ;P

como você comentou , deve ser bom .. vou dar uma olhada ^^

disse...

hummm....dá vontade de ler !

eu *~ disse...

olha.. que bacana!
vc gosta mesmo desse autor..!

já tive que ler um livro dele para o colégio, mas depois, NUNCA mais.. rs

não gosto da literatura russa..
mas que bom que vc aprecia (:

bjuuus

Anônimo disse...

Muito boa dica. Com certeza vou ler. Seu comentário deixou-me curiosa por conhecer outros livros do autor. Valeu.

Anônimo disse...

Interessante, quem sabe eu leia.

Anônimo disse...

Nunca li Dostoievski, apesar de ter uma professora de Teoria da Literatura apaixonada pelo "Crime e Castigo". Com a leitura do post, venho a crer que ela tem certa razão. Vou procurar ler...

Anônimo disse...

adorei..
qual tipo de literatura você mais gosta?
bjus...;)^^

Anônimo disse...

Gostei da descrição do livro. Parece muito bom.

Como gosto de ler, vou aproveitar a sua dica. ; )

Unknown disse...

Este é bom mesmo, aliás toda a obra é ótima.
Ler é essencial para o crescimento de uma pessoa.
Parabéns.

Livia Queiroz disse...

ainda n li...
ms confesso q fikei curiosaaaa

vou ler!
e volto aki pra dizer o q achei!

P.S.: demorei d vir comentar...desculpa tive uns probleminhas aki!

Louise Mira disse...

Nossa! Me deu vontade de ler!

Gostei muito do blog, hein?

sucesso!

http://rosas-inglesas.blogspot.com/

Marcos Costa Melo disse...

Ainda não li esse, mas Crime e Castigo, com certeza, está entre os 3 melhores da minha vida.

Anônimo disse...

Esse Crime e Castigo ainda naum li...mas quero comprar pra ler, vi o prefácio, e eh bem legal mesmo...

(dps visita uh meu blog...^^)

beijuss

Ellen Regina disse...

No final do ano passado li dele
'Os irmãos Karamasovi'. Este livro foi responsável por uma grande mudança no meu modo de entender o mundo. Assim q eu puder comprarei TODOS os livros dele. Amei Dostoievski
Adorei o post.

Ellen Regina disse...

No final do ano passado li dele
'Os irmãos Karamasovi'. Este livro foi responsável por uma grande mudança no meu modo de entender o mundo. Assim q eu puder comprarei TODOS os livros dele. Amei Dostoievski
Adorei o post.

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR