terça-feira, 26 de agosto de 2008

Raio X: Cultura no Brasil, ou a falta dela

A cultura brasileira nos dias de hoje, está extremamente devastada.Pessoas trocam músicas como as de Chico Buarque, João Gilberto, Tom Jobim por músicas toscas, que não tem conteúdo nehum, apenas uma melodia que não sai de nossas cabeças.
O teatro quase não existe para a boa parte da população.Preços salgados, por falta de incentivo aos atores, consequentemente, falta de incentivo para as pessoas irem ao teatro.
Livro?!Somente os que as escolas pedem, e olhe lá se o estudante não pegar o resumo na Internet.Aquele prazer da leitura, não existe.Livros antigos e grandes são tachados de chato e enjoados.
Cinemas todos lotados.Porém o cinema não é somente diversão, é arte.E poucas pessoas vêem isto.
Povo brasileiro argumentar, ter opinião própria = espécie em extinção
Muitos são manipulados por veículos de informação e pela mídia em geral.
Continuo defendendo a solução para isto...EDUCAÇÃO!
Esta seria a solução para a maioria dos nossos problemas.

13 comentários:

Anônimo disse...

muito bom cara!

eu satirizo tambem lá no meu blog com o video de analise de letras...abraço

http://murilloleal.blogspot.com/

Anônimo disse...

muito bom cara!

eu satirizo tambem lá no meu blog com o video de analise de letras...abraço

http://murilloleal.blogspot.com/

*** Lú Reis *** disse...

Nossa gostei muito do seu blog...
Aceita parceria?
www.lureislojavirtual.blogspot.com

B. disse...

Tá aí um tema que eu adoro discutir. Concordo com voce quando diz que a solução para tudo isso é a educação, mas infelismente o governo pensa que a única solução para isso é dar bolsa isso, bolsa aquilo... E esquece que a qualidade do ensino, o material escolar, a estrutura da escola e muitos outros elementos, são fundamentais para um bom desenvolvimento estudantil.
Bem, sobre as músicas, eu admiro esses compositores mas não é o estilo de música que eu costumo escutar, com exeção da música 'Tatuagem' de Chico Buarque que eu adoro. Prefiro rock em todas as duas variações. Atualmente podemos ver pessoas como a 'mulher melancia' ganhando toda a mídia e é isso que o povo ve e é isso que o povo acaba gostando, músicas como créu que nem precisamos pensar para compreender a mensagem que ela passa pois não passa mensagem nenhuma e quando uma música desse tipo tem uma letra, como posso dizer... 'trabalhada' pelo seu compositor - eu poderia classificar isso como compositor? - elas trazem consigo duplos sentidos completamente vulgares e mil e uma asneiras.
Voce já escutou Jay Vaquer? Eu recomendo. Procure por músicas como Abismo, Longe aqui, Cotidiano de um casal feliz e Mundo cão.
Agradeço a visita e volte sempre.

Paulão Fardadão Cheio de Bala disse...

Pra vc ver como a vida fede.

Anônimo disse...

Nada a comentar, você falou absolutamente tudo que eu pensava.

Aqui, na rua de casa, o pessoal escuta uma música (isso não é música) assim:

'quem vai querer a minha piriquita, a minha piriquita...'

Edu França disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edu França disse...

Meu querido pra começar você precisa atentar para forma como escreve, vontade de excelência é fundamental, tem um erro ortográfico, erro de digitação, mas é erro que não se admite num texto sobre educação e cultura. Depois, temas vastos não funcionam em debate, precisa aprofundar o questionamento e focar melhor, tudo ainda está muito cru por aqui, mas vai melhorar tenho certeza!
E outra coisa, leia mais, se aprofunde mais que você vai ver que a cultura brasileira vai muito bem, e que não existe subcultura, tudo se integra na indústria cultural e do entretenimento, até o creu é cultura, meu jovem... se é esse o tema me permita indicar 3 livros básicos para quem se propõe a falar de cultura brasileira: 1º Casa Grande e Senzala(Gilberto Freire), 2º Raízes do Brasil (Sérgio Buarque, o pai do Chico) e o 3º O Povo Brasileiro (Darcy Ribeiro)... abraço

Teste disse...

Infelizmente esse é o retrato do Brasil mesmo!

Pessoas sem conteudo, sem o minimo de Educação! (Não generalizando)
A falta de Educação, a falta de incentivo a Cultura devemos ao voto que o cidadão com pouco informação deu ao candidato Lula!

Aff não me entra na cabeça como esse cara conseguiu ficar mais 4 anos no poder!
Ele é o retrato do povo brasileiro, burro, analfabeto, sem o minimo de conhecimento!

Muito bom seu texto!
E o Blog tbm!

Visita?
http://trilhasonoradefiilmes.blogspot.com/

Rá*~ disse...

Concordo. A solução para isso é a educação. Só nos resta saber qual é a solução para a educação.

Anônimo disse...

Eu presencio a falta de cultura do brasileiro todo dia de manhã no trabalho. Meus colegas de trabalho só sabem falar de futebol. Pode o Lula morrer, Bomba nuclear explodir em São Paulo que no dia seguinte lá estaram eles falando de futebol.

inté.

Josi Puchalski disse...

Muito bom.
O blog é variado e interessante. Esse texto é ótimo. Parabéns

Aparece lá: http://minhasmisturas.blogspot.com/

Anônimo disse...

As vezes me pergunto se o nivel educativo, cultural e moral atual tem solução.
Atitudes pensantes não se compram.
Toda sociedade altamente consumista é desse jeito devido em parte ao vacuo interior da maioria das pessoas que a formam.
Não podemos colocar toda a culpa nos governantes, pois quem "educa" às crianças são as mães. O carater moral e cívico dos países é feito pelas mulheres de cada país. Se as mulheres são cultas e honestas terão filhos idém.
Um último dado, que convém: cerca de 15% da população brasileira é analfabeta; do restante, cerca de 70% é analfabeta funcional, ou seja, não compreende um texto simples. Só para constar.

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR