sábado, 16 de agosto de 2008

Pseudo Fim da URSS

1989, queda do Muro de Berlim.
1991, "Fim da União Soviética"
Com o fim da URSS, conseguentemente, o fim da Guerra Fria.O mundo estaria mais tranquilo, sem nenhuma ameça de guerra, seja ela ideológica, nuclear, espacial.
Mais a Rússia ainda tenta manter seu poder sobre a tão sonhada e disputada região dos Bálcãs, como acontecia na União Soviética.
Esta travada disputa por esta região vem desde a Primeira Guerra Mundial, e lá que aconteceu o estopim para esta guerra, a morte de Francisco Ferdinando.Os interesses por esta região eram muitos, tais como: um porção de terra, que possibilitaria à Rússia acesso ao Mar Mediterrâneo.E uma criação de um Estado pan-eslavo.
Conflitos e interesses à parte, hoje a Rússia tentar manter sua hemogenia sobre a região, como um exemplo real e bastante atual, o conflito da Rússia com a Geórgia.
Depois da declarada independência da Ossétia do Sul da Geórgia, iniciou um conflito em 1992.A Rússia tentava retomar seu poder sobre a região.Mas a Geórgia, se opôs e o país foi a OTAN(Organização do Tratado do Atlântico Norte), que levou o país a se aproximar dos Estados Unidos.
Como a Rússia incentivou a independência da Ossétia do Sul, a Geórgia "não gostou".
A Geórgia invadindo a Ossétia do Sul estaria resolvendo um problema nacional e iria aumentar a popularidade do presidente Saakashvili.
A Geórgia invadiu esta região e não esperava uma defensiva russa, já que estava com o apoio dos Estados Unidos, porém foi um golpe errado.A rússia investiu duramente contra as tropas georgianas, para demonstrar que a Rússia estava viva.No auge do conflito, até uma repórter que cobria a guerra levou um tiro de raspão.
A Rússia aceitou um acordo de paz no dia 12 de agosto, proposto pelo presidente da França Niscolas Sarkozy.Mas as tropas russas ainda continuam na Geórgia...Vamos ver como isso vai acabar.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom o post...
praticamente uma aula de historia
muito bom mesmo

Anônimo disse...

a situacao por la nao esta nada boa mesmo

otimo post

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR