sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Capitolina

Capitu a mulher mais importante e misteriosa da história da literatura brasileira, se não for da mundial. Existem vários mistérios acerca dessa mulher com olhos de ressaca, oblíquos e dissimulados.
Jovem alegre e peralta transforma a vida de Bentinho. Este viveu uma paixão intensa e sufocante pela sua vizinha de Matacavalos.Com o passar do tempo, a paixão cessa.Com tudo isto, Machado consegue criar um ícone para a literatura desse país.
Apesar de sido escrito a mais de um século atrás, o livro conta com muitos aspectos que podem ser discutidos hoje.
Muitos que não leram Dom Casmurro, certamente, já ouviram a pergunta – Capitu traiu ou não traiu Bentinho?Ninguém nunca chegará a um consenso. Várias opiniões de críticos se dividem sobre Capitu, a mais enigmática mulher brasileira.
Como o livro foi escrito na visão de Bentinho, muitas pessoas acham que Capitu não traiu. Bento podia ser um neurótico, casmurro, invejoso e ficou criando ilusões da possível traição de sua amada.
Outros acreditam que Capitu cansara da vida doméstica, nem ter um filho para cuidar, fazendo assim que ela tivesse um caso com Escobar, amigo de Betinho do seminário, e tivesse o filho Ezequiel.
Alguns acreditam, como Millôr, acreditam que Bentinho era homossexual.Leia o artigo Millôr.
Para aprofundar mais no caso, leia a dica do post Bienal do Livro 2008

A imaginação foi a companheira de toda a minha existência, viva, rápida, inquieta, alguma vez tímida e amiga de empacar, as mais delas, capaz de engolir campanhas e campanhas, correndo...
Machado de Assis - Dom Casmurro

19 comentários:

Jonatas Fróes disse...

Olha, quando li Dom Casmurro não tive prazer algum. Achei o livro um saco, chato pra danar, desnecessário. Talvez hoje se pega-lo novamente terei outra visão, afinal gostei do Memórias Póstumas de Brás Cubas e do Quincas Borba... Quando a gente lê algo obrigado para o vestibular o tesão vai embora.

Então ainda acho a Capitu um saco. Acho ela promíscua. E acho que ela traiu o Bentinho sim =P

[]'s

Musikaholic

Lucas disse...

Belo post.

Mas aumentou muito mais minha dúvida!


Salve Machado.


Bom blog;

Até alí;

Livia Queiroz disse...

então...e agora??

Ela Traiu ou não??

Como disse o amigo Lucas, aumentou mais ainda a minha duvida!!!!


Machado eh o caraaaaaaaa, adoro as obras dele!

e bela escolha de postagem viu?

Provisório disse...

bom...
eu acho q nao traiu...
tirem suas conclusoes!!

Lucas Oliveira disse...

Traiu ou não?

Oh, dúvida cruel!


Lucas de Oliveira

Anônimo disse...

legal seu blog!!!

Anônimo disse...

e que importa se ela traiu ou não? o que importa eh como isso afetou o relacionamento. ela deu, realmente, razão para bentinho duvidar? e por que ele não conversou com ela sobre a questão?

tambem escrevi sobre literatura, passa no meu blog.

abraço
-Jr

Daniel Araujo disse...

"Capitu: a mulher mais importante da história da literatura brasileira, se não for da mundial."

Leia "A Estepe", de Tchekhov.

Provisório disse...

daniel...
obrigado pela dica...

ROBINSON ROGÉRIO disse...

bom eu li o dom casmurro obrigado e gostei,depois eu li novamente e gostei mais ainda,confesso q na primeira vez q li eu pulei umas partes.

E o fato de Capitu ter traído ou não o Bentinho é o menos importante desta história,o que faz do Dom Casmurro diferente de outros livros de mulheres adúlteras como O primo basílio,Madame Bovary......é a dúvida q o Machado não esclarece,já q o livro é narrado em primeira pessoa.

Bruna Brasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Brasil disse...

Eu não li Dom Casmurro, mas li no colégio um livro que girava em torno de Dom Casmurro. Um livro mais pra colégio. E pelo que eu li, eu acho sim, que Capitu traiu. Eram tantas coisas 'contra ela', e por mais que a história tenha sido contada pelo ponto de vista de Bentinho, Capitu pra mim era traidora sim.
E muito obrigada por ter passado lá no meu blog! Beijos.

Daniel Leite disse...

Já li este livro. Machado é fantástico, além de às vezes ser enigmático. Não sei se Bentinho era homossexual, mas o fato é que muitas coisas ficam nas entrelinhas, até como a própria traição da Capitu. Agora, a mais fantástica obra dele é Quincas Borba.

Até mais!

.:: Danilo ::. disse...

mtu bom seu blog, alem d bem organizado e bem escrito tem um layout legal
parabens

Anônimo disse...

Eu confesso que prefiro Qincas Borba, mas Dom Casmurro também é excelente. Machado de Assis foi sensacional, um dos melhores escritores sem duvida nenhuma.

É dificil saber se ela traiu ou não, pois é tão bem escrito que nos faz imaginar, e a imaginação não tem fronteiras, não é verdade?

Seu blog é perfeito, você balanceou conteúdo e visual de forma muito bem equilibrada, parabéns.

http://comideiaseideais.blogspot.com
http://montanobode.blogspot.com


CONCURSO PARA BLOGUEIROS "GANHE UMA COLUNA", além da coluna você ganha 5.000 vizualizações de seu blog + 1 banner 120x60 em sua coluna. Acesse:
www.portodosul.com.br

(Didixy) Conquistadores disse...

Isso é para quem gosta. Eu já tentei ler, mas não consigo, e isso pq eu amo ler.

Luiz Marconi disse...

mulheres..

talvez Bentinho fosse mais feliz padre (?)

Anônimo disse...

Que dúvida!

nina disse...

estão fazendo um julgamento na minha escola para concluir se Capitu é inocente ou culpada! muita discussão em torno disso, estava pesquisando algo que me ajudasse a defendê-la, pois não acredito que o tenha traído, já que por ser muito ciumento, Bentinho pode muito bem ter imaginado tudo isso e passa para os leitores para que eles acreditem! é isso :]

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR