No divã com Prolixo Lacônico II
Estudada por muitos psicólogos, mas de interesse para todos os seres humanos. A luta com a consciência tem se transformado em uma das piores guerras de humanidade. Um exemplo “real” seria a luta de Raskolnikov com a sua pesada consciência após cometer o assassinato de Ivánovna, uma velhinha agiota. Essa luta com a consciência se arrasta durante grande parte do livro Crime e Castigo e isto faz com que o livro seja admirado por muitos.
Mas o que seria a disputa com a consciência? Lembra de Tom e Jerry quando apareciam os diabinhos e anjinhos ao lado dos personagens?É mais ou menos isso. Poderia ser uma disputa com a nossa responsabilidade, mas estaríamos esquecendo que a consciência pode nos levar para o lado irresponsável da vida. Não seria somente uma questão de fazer o bem, aparecer bem perante todos. Seria uma questão de estar bem consigo, independente de fazer o bem ou não.
Está presente nas difíceis escolhas que temos de fazer. Optar pelo certo e o errado e muitas vezes ela consegue mudar nossa opinião. Do jeito que estou falando, parece que é uma coisa concreta e possuída de uma ótima persuasão, mas ela está dentro de você e quando menos esperar ela entrará em ação (que clichê horrível!).
Quem quiser ler No divã com Prolixo Lacônico I, clique aqui
A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.(Blaise Pascal)
3 comentários:
Isso o que você postou, me lembrou o caso da Eloa, aqui de Santo andré, que o ex-namorado dela, sequestrou-a por amor, e deu um tiro na cabeça dela.
Gostei muito do seu blog ^^" voltarei mais vezes
Beijos
@Liizy então, tinha acabado de postar e lebrei desse caso...
Será que vai pesar na consciência dele?
só Deus sabe o que se passa pela cabeça de um criminoso...
Postar um comentário
Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui
OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.