segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Nostálgicos contos familiares

Passei o final de 2008 com minha família e escutei muitas histórias contadas pelos meus tios, sobre suas infâncias. Histórias engraçadas, sacanas, tristes, nostálgicas. Vou retratar um pouco delas aqui...

Primeiro uma retrospectiva. Minha avó teve oito filhos, quatro meninos e meninas, que cresceram no município de Brumado no centro-sul da Bahia. As condições de vida não eram as melhores, mas nada impedia algumas boas histórias.

Um causo que achei interessante, meu pai relatando que ele e meus tios arquitetaram um plano para queimar a palmatória que minha avó usava e posso dizer “missão cumprida”, só não pergunte as conseqüências.

Tinha outro que meu tio economizava o dinheiro do trabalho ao longo de seis meses para comprar bombinha para estourar no São João. Meus outros tios contam isso e acrescentaram com um ar nostálgico “somente ele soltava bombinhas no São João”. E, além disso, escondia as ditas cujas em uma caixinha debaixo do telhado. Um primo meu interrompeu a narrativa e perguntou “mas, o que aconteceria se chovesse e molhasse as bombinhas?”. Simples nada, lá não chovia.

Minhas tias levavam o almoço de meu avô em um pote de margarina Claybom. No recipiente continha um ovo, vclaybonulgo “zoiudo” na época, e o resto de farofa. Acredite, meu avô ainda repartia aquela comida com os filhos.

Em meados da década de sessenta, o mesmo tio que comprava as bombinhas de São João, foi cortar cabelo. Chegando a barbearia ele disse “quero o cabelo igual ao dos Beatles”, chegando a casa meu avô disse para voltar direto para a barbearia e mudar o corte. O estilo do corte podia até ser normal na época, mas completamente incomum na região onde viviam. Eles moravam em um distrito da cidade, Pedra Preta. Lá se encontra a terceira maior mina de Magnesita do mundo.

Falaram até sobre a ditadura, o que escutam. Porém, pouco se sabia sobre o que estava acontecendo, a falta de informações era muito grande. Porém, certo tio contou que quando vendia jornal, a manchete da posse do Médici foi uma das mais vendidas. Esse mesmo tio relatou que não tinha calças do seu número, então preenchia os espaços vagos com livros de faroeste. Ele ia descendo a rua lendo esses livros.

Um tio e tia estavam voltando do trabalho de meu avô. Estavam levando um mamão para a casa e durante o percurso o mamão cai entre os ferros do mata-burro e minha tia se abaixa para pegá-lo. Entretanto, sua cabeça fica presa entre os ferros. Meu avô pega uma vara e consegue tirar o mamão. Mais ninguém sabe como minha tia saiu daquele lugar.

Estas foram algumas histórias que escutei nos dias em que estive com minha família, nada mais justo que dedicar esse post a eles.

Hoje, estão todos razoavelmente bem em questões financeiras e prontos para contar mais histórias.

7 comentários:

Anônimo disse...

oo familia sem sorte...
hahaha

Unknown disse...

Adorei seu post... Adoro esses momentos entre família onde percebemos que a falta de recursos financeiros e de multimídia só contribuiam para a criatividade das pessoas. Ah, achei dispensável a parte do: razoavelmente bem em questões financeiras.

Erich Pontoldio disse...

O passado de nossos familiares agregam conhecimento ao nosso presente.

Provisório disse...

@ 30 e poucos anos
com certeza!

Unknown disse...

Fantástico seu texto. Vou publicá-lo no "Causos de família", tá bom?
Já tem muito tempo que ouço essas histórias e me incomodo pelo fato de não registrá-las, (seja por falta de tempo, por não lembrar direito) pois assim podem se perder com o tempo.
Essa sua iniciativa foi realmente maravilhosa. Adorei!
Popi

Anônimo disse...

O seu texto é ótimo. Está de parabéns! Já posso imaginar quem se atreveria a colocar a cabeça entre os ferros e pra pegar o mamão (rs). Depois vc me confirma. Ratificando a posição de Ana Paula, seu texto estará publicado na próxima edição. Sempre mande textos pra nós. Aliás, li alguns textos seus aqui no blog. Vc tem uma veia literata aprimorada. Parabéns! Bjs, Cássia

Provisório disse...

Obrigado Popi e Cássia, voltem sempre :)

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR