segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mil Novecentos e Sessenta e Oito

“Duas amigas conversam voltando da aula na universidade. Conversam sobre notícias que escutado na rádio. Falavam sobre um estudante foi morto por engano pela polícia, ouviram também sobre o assassinado de um pastor negro chamado Martin Luther King. Uma das duas meninas fala “parece que haverá uma passeata daqui a um mês, em homenagem ao estudante. Fiquei revoltada, agimos como tivéssemos perdido nossos direitos. Vamos à passeata?”

ditadura Foram jovens como essas do texto em cima que deram a cara para bater em 1968, queriam mudança. Não foi somente no Brasil, apesar das circunstâncias serem diferentes, os jovens queriam alguma coisa. Universidades foram tomadas em sinal de protesto, manifestos contra a guerra foram feitos. Começaram a perceber que a coisa não era brincadeira, já havia passado de uma “modinha” juvenil fazia tempo.

Não somente os Estados Unidos, mas o mundo já não agüentava mais aquele negócio de guerra. Fazia apenas vinte anos que o mundo acabara de sair de uma grande guerra. Parecia que o nacionalismo exaltado há tanto tempo pelos governantes americanos estava caindo mais para o lado da paz, do que a guerra.

Enquanto na Europa as manifestações só iam aumentando. Como se tivessem colocado fermento em um bolo, as coisas cresceram drasticamente. Só foram algumas pessoas de certa importância aderirem ao movimento estudantil contra Gaulle para a coisa ficar feia.

Era similar a um pedaço da Revolução Francesa. Tudo começou com uma pequena parcela da população e no final os ideais se espalharam pelo mundo.

No Brasil, o povo vivia em um dos períodos mais conturbados da história política nacional, o AI-5. A mão de ferro da ditadura tentava manipular tudo, a censura foi um artefato que os militares usufruíram para isso acontecer.

A juventude cansada do conservadorismo impregnado por todos os lados queria mudar esse tal negócio de valore.

Enfim, foi um ano muito importante, tal como a década de 60 foi. Aqueles dez anos mudaram muito o jeito de pensar, não diria em todos, mas na maioria foi.

Para ilustrar o post, fiz uma montagem de como seria um portal de notícias online(no caso o UOL) com notícias de 68.(clique na imagem para ampliar). modelo68p

***

O blog saiu na coluna “Blogs da Semana” no Pensar Enlouquece. Valeu Inagaki pelo reconhecimento!

7 comentários:

Anônimo disse...

Porra cara...MUITO BOM! Criatividade 100%. Essa vc deve salvar com os devidos créditos pq vai começar a circular na net fácil...
Parabéns
Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Erich Pontoldio disse...

Meu amigo ... a página da UOL-1968 ficou simplesmente espetacular ... show de criatividade.

Parabéns pois fazia muito tempo que eu não via algo tão criativo e bem feito....fora que seu post tbm ficou muito bom.

Provisório disse...

Valeu pelos elogios pessoal!

Anônimo disse...

Curti muito!
Fiz uma postagem que fala um pouco deste período, há um tempinho atrás:
Vocês não estão entendendo nada, ou Os Mutantes no pais da Tropicália

Adorei o UOL 68'

Abração
Gabriel Dread

Ojuara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Provisório disse...

Galera alterei o "assinado" na imagem...
Valeu André

Anônimo disse...

meu caro, o papel parece de bula de remedio do anos 1920, a propaganda da coca de 1940, o font de maquinda de escrever de 1910 e o vinil chamava-se LP. Liap

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR