terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ades da vida: Rivalidade

Inaugurando mais uma sessão no blog: Ades da vida. Falarei um pouco sobre essas palavras. Agora neste post vou falar sobre rivalidade.

***

gatoerato Nós seres humanos temos o hábito de estar sempre disputando algo. Pode ser uma concorrência no trabalho, partida de algum jogo, sala de aula. Parece que estamos sempre disputando algo com um rival. Ficamos noites e noites a fio esperando aquele famoso dia de disputaremos algo ou alguém :P.

A rivalidade que tanto marca nossas vidas. Às vezes, nem damos conta da disputa que presenciamos todo o dia. Uma marca concorrendo com outra, um clássico no futebol, aquela vaga no estacionamento, um cargo melhor no  emprego, entre países (Brasil e Argentina) e atém em animais.

Talvez a forma mais clara de rivalidade seja a política. Acabamos de ver o final de uma eleição presidencial no Brasil e acompanhamos a importantíssima votação nos Estados Unidos da América. A rivalidade entre os políticos tem se mostrado cada vez mais acirrada, tudo que o político fala seu rival pode usar ao seu favor. Algumas formas de ataques entre políticos são muito baixas, realmente fazem de tudo para ganhar a disputa.

Mas qual será a causa de brigarmos e disputarmos tanto o que desejamos, será que é somente para nos mostrar, aparecer? Uma causa óbvia, eu garanto que não é. Mas uma rivalidade é importante, a pessoa amadurece e aprende a perder, ou não. Uma disputa saudável pode fazer bem a muitas pessoas, uma competição justa e amistosa.

O que nos leva a disputar ferrenhamente uma coisa, não sei, mas só sei que disputamos...

4 comentários:

Erich Pontoldio disse...

É do homem ter o espírito de vencedor, de ser o primeiro e isso leva ao aumento da concorrencia.

Apenas isso... disse...

Pois é... esta é mais uma incógnita que deve ser pensada!
Atitude antiiga....
Darwin foi um dos que provocou uma das mais amplas discussões através de uma teoria, está que os homens e outros seres vivos são produtos da evolução, a “seleção natural” em que o mais bem adaptado sobrevive ao meio.
Vejo que esse tipo de teoria foi incorporada e adaptada a cultura dos homens. Talvez seja por isso que essa “lei da sobrevivência” é mantido até os dias de hoje !

BJãoo

Apenas isso... disse...

ah... parabéns pelos textos, muito bem escrito!! =)

Provisório disse...

@ 30 e poucos anos
Realmente, é do homem ter esse espírito

@ Apenas isso...
Não tinha lembrado de Darwin, bela citação


Obrigado pelos comentários!

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR