domingo, 9 de novembro de 2008

Divã: Nossa Decisões ou não…

http://footstarbr.files.wordpress.com/2007/12/chutando-o-balde.jpgEm pleno século XXI, alguns pais ainda pressionam os filhos para escolher determinado curso, que na tradicional visão paterna poderá render mais dinheiro e status. Mas não irá render felicidade.

O filho quer fazer artes cênicas, turismo, psicologia, porém os pais interferem. Às vezes falam curto e grosso para o filho mudar de curso. Mas na maioria dos casos, eles ficam dando indiretas para o filho. É claro que estes percebem estas indiretas, mas é muito diferente escutar estas a ouvir gritos e batidas na mesa. A pessoa que decidirá o curso não sabe o que fazer. Quando escolhe cursar aquilo que o pai sugeriu, faz isto não por obrigação, mas sim por ter medo de magoar os pais.

Não é somente essa situação que pode servir de exemplo. Muitos ficam com medo de tomar decisões. Será que não temos mais coragem de chutar o balde e pensar se aquilo irá fazer bem para nós ou não. Eu sei magoar os pais não é nada bom, mas devemos pensar se é isso que queremos. Depois ficaremos chorando e remoendo rancor por ter feito esta escolha errada.

Podemos até acabar gostando do curso depois, porém sabemos que seríamos muito mais felizes em determinado curso que sempre sonhamos cursar desde pequeno.

Não escrevo isto por experiência pessoal, meus pais nunca interferiram nestas minhas escolhas. Mas já observei e vivenciei muitos exemplos disso. Pessoas que não tiveram a coragem de chutar o pau da barraca.

Há a grande chance desta pessoa que deixou tudo para trás ralar muito. Contudo, ela estará feliz e fazendo aquilo que gosta.

Ir ao enterro daquela tia chata por causa de obrigação em relação aos pais é uma coisa. Agora deixar de tomar uma decisão que refletirá no resto de nossa vida é uma coisa completamente diferente.

Criemos coragem, pois!

5 comentários:

ED CAVALCANTE disse...

Esse é um assunto delicado. Mas deixar que a própria pessoa escolha ainda é, ao meu ver, a decisão correta. O pai pode influenciar o filho através dos conselhos e exemplos de vida.

Sintia Lira disse...

Diversas vezes nos deixamos influenciar e até manipular pela opinião dos nossos pais. O problema é que muitas vezes nem percebemos que estamos seguindo determinado caminho por influência dos nossos progenitores.

Acho que é preciso matuturidade pra dizer NÃO a vontade dos pais, que não correspondam as nossas. E maturidade é tempo+ experiência.
Boa sorte a todos!!

Nat Valarini disse...

Boa noite!

Muito obrigada pela visita e comentário!

Sobre a sua postagem, eu achei muito interessante e inteligente. este assunto nunca será selho ou batido, até porque, vejo muitas pessoas tomando decisões 'nas cochas' por pura imposição familiar ou de migos.

É sempre bom poder escolher, ainda mais a respeito do curso superior que é um trampolim para o mercado de trabalho.

O importante é sempre ouvir a opinião dos pais, mas saber filtrar o que é conselho e o que é pressão para , aí sim tomar a melhor decisão.

Bjoks!

http://garotapendurada.blogspot.com/

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
Agradecemos a sua audiencia. Gostamos de sua forma de escrever... por isso estamos favoritando seu blog.
venha nos visitar
http://avassaladorasrio.blogspot.com

Tânia N. disse...

Esse tema é difícil mesmo, mas cada cabeça, uma sentença!
Beijocas,

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR