Orkutização da informação, ão, ão, ão
A Internet tem se mostrado uma ótima forma de disseminação de informações, sejam elas relevantes ou não. Como é um território livre e é constantemente atualizado, podemos “lançar” uma notícia sendo real ou apenas um boato não confirmado, ou até mesmo inventado. A enxurrada de notícias chega a assustar. A informação está se tornando algo que qualquer um pode fazer, ficando mais de cunho popular. Deixou de ser a muito tempo monopolizada por veículos tradicionais da mídia.
Com certeza temos sites de fontes confiáveis, aos quais damos total credibilidade quanto o assunto é notícia. Porém já existem alguns onde o leitor faz a notícia. Seria como uma Wikipedia. Temos o OhmyNews como exemplo, um site em que o leitor faz a notícia, segundo o slogan deles.
A morte de Michael Jackson ressaltou uma questão sobre relevância. O Twitter pipocando mensagens sobre a morte do rei do pop. Contudo, a maioria ainda estava com o pé um pouco atrás em relação à veracidade da notícia. A maioria dos portais de notícias já havia reportado a morte de MJ, mas a CNN ainda não tinha publicado algo em relação ao falecimento do cantor. Aí é que entra a credibilidade. Como a CNN é um veículo de informações bastante relevante, depois de ter colocado no site, todos acreditaram mesmo na morte de Michael Jackson. Muitos já haviam feito homenagens, porém não era certeza. Ficou um clima: será que ele morreu? Mas a CNN não confirmou nada.
Você pode até achar que a CNN se atrasou para publicar a notícia. Entretanto, a credibilidade foi levada em conta. A Internet é extremamente eficaz para espalhar notícias. Com o assunto sobre a morte de Michael Jackson foi um alvoroço, foi o único assunto em que todos falavam.
O Twitter é um grande aglomerado de notícias, e estas são atualizadas cada vez mais rápido, devido a eficiência que a rede social propõe. São reportadas novidades rapidamente, e qualquer um pode ver. O sistema de busca do site possibilita que internauta saiba o que está acontecendo na hora. Inclusive, este é o subtítulo do “search” do Twitter: “See what's happening — right now”. A qualquer momento você pode ler a opinião de diversas pessoas sobre qualquer assunto. Esta é mais uma diversificação da notícia. A pessoa não só pode ler uma reportagem, como também pode ficar sabendo o que outras pessoas estão pensando.
1 comentários:
Ainda mais agora que para ser jornalista não precisa ter diploma. Qualquer vira um jornalista bastando enviar uma notícia.
A questão da relevância é muito importante. Credibilidade se conquista notícias verdadeiras e tempo.
Marco Damaceno
Postar um comentário
Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui
OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.