quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cultura Pop

cubomagico A cultura pop representa atualmente um “movimento” culto, porém, longe do tradicional Classicismo. Engloba uma série de coisas: cinema, música, comida.

Um grupo conhecido que faz parte desta cultura são os nerds. Alguns exemplos de gostos nerds: Star Wars, Senhor dos Anéis,  e principalmente, os quadrinhos. Nesta última área Alan Moore é um grande ícone. É autor de uma obra-prima dos quadrinhos, “Watchmen”.

Na música o nome faz jus ao pop, literalmente. Bandas ou cantores famosos que agregam o gosto popular e são rotulados como pop encaixam nesta categoria.

O cinema é um importante difusor desta cultura. O principal representante é Quentin Tarantino. O diretor de “Pulp Fiction” traz o crime para o cotidiano, longe do romantismo dos filmes de máfia, como os dirigidos por Scorcese e Coppola. É considerado um marco nos anos 90. Muito sangue e violência caracterizam os filmes de Tarantino. Vários atores “pop” como John Travolta, Bruce Willis, Samuel L. Jackson atuaram em um dos principais filmes hollywoodianos da década de 90.

Outros filmes representantes da cultura pop que podemos citar: Clube da Luta, Matrix, Kill Bill, entre outros. Todos foram grande sucesso de bilheteria, assistidos por milhões de pessoas. Não são filmes considerados chatos, como clássicos antigos. Nestes filmes há sempre críticas à sociedade americana e cenas de violência, geralmente acompanhadas por efeitos, como a câmera lenta ou efeitos especiais.

Séries de TV e animes também fazem parte da cultura pop. Ela pode ser definida por algo de grande aspecto visual, que pode ser discutido em uma mesa de bar e com uma grande história no “background” do filme.

Esta “cultura” não foi algo premeditado, não foi intenção criá-la. Ela surgiu e foi totalmente aceita. Todos estes filmes, quadrinhos e músicas referentes à cultura pop são um olhar diferente em torno da sociedade americana.

1 comentários:

Ana Lucia Nicolau - Advogada disse...

Oi, deixei dois selos pra vc. no meu blog Ana Lucia Nicolau...passa lá pra pegar...

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR