terça-feira, 16 de dezembro de 2008

EJA: Educação para Jovens Acomodados

A educação sempre foi um tema abrangente e muito discutível. E não pense que é aquela que põe a mesa, muito menos construção de escolas. Salvo às exceções, boas escolas nós temos. O grande problema está sendo a comodidade.

Adoramos colocar a culpa no sistema educacional, professores, livros didáticos, faltas de investimentos do governo e por aí vai. Claro, temos todos essas limitações que ajudam a deixar a educação no Brasil impotente. Mas, cada um também se esforça o mínimo, quando se esforça. Semear a culpa para todos é a maneira mais fácil de driblar o estudo. 

Algunsescola não têm o mínimo para uma educação de nível razoável, e andam de bicicleta vinte quilômetros para estudar. Outros abusam de suas mordomias, e não fazem porcaria nenhuma. Finge que estudam, mas vontade é zero. Por aí, chegam pedagogas que vão “trabalhar a mente do jovem”. “São apenas jovens, não sabem o que fazem”, são os clichês mais escutados. Cá está a comodidade, jovem que vai à pedagoga por causa da falta de estudo, isso não é comodidade? Aquela “hey! teachers! leave them kids alone” foi muito bem interpretada.

Não são todos os pobres que se esforçam para estudar, pelo contrário, muitos não estão nem aí. Citei alguns “casos de superação” e se desejar ver alguns outros, ligue a TV no Jornal Hoje ou veja o vídeo do Joseph Climber. Quem tem tudo e não quer estudar, o problema não é meu, só não saia disseminando culpa por aí, papai do céu não gosta.

Da onde surge a causa dessa falta de interesse, eu não faço a mínima idéia. Podem ser os pais, os jovens, os pedagogos. Ou até mesmo a escola, o professor ou quem sabe o sistema? Virou mania colocar a culpa no sistema, não é verdade?

1 comentários:

Anônimo disse...

imagino como deve ser ruim a pessoa ir de bicicleta pra escola que fica quilometros de distância.
Eu me revolto com quem tem boas condições pra estudar e não estuda, fica só babando na aula sem prestar atenção.

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR