quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Monopólio na Internet não funciona

http://guru.gmxhome.de/bilder/darwin.jpgA imprensa sempre foi e sempre será parcial em relação a determinado assunto. Houve sempre uma intenção por trás de uma simples notícia reportada. Eles detêm o controle da informação e defendem seus ideais usando-o. O golpe militar foi a época mais marcante em relação à censura e à manipulação.

A ideia de que um jornal defende algum candidato é plausível. Afinal, existe a liberdade de expressão. Enfim, com a discussão sobre a possível liberação da campanha virtual, os candidatos poderiam conhecer mais como a Internet funciona.

Saiu no Correio Braziliense que o Presidente do Senado, José Sarney, contratou quinze jornalistas recém-formados para todos ficarem pesquisando o que os internautas estavam falando do ex-governador do Maranhão. O grupo deveria ainda responder às críticas que estavam fazendo contra Sarney. No final de tudo, queriam formar uma boa imagem do Presidente do Senado.

Mas tudo isso aconteceu na Internet. É claro que não iria dar certo. Primeiro pelo simples motivo que é impossível controlar toda a informação da Internet, muito menos manipulá-la. Os jornalistas tinham um perfil no Twitter e uma comunidade no Orkut. Esta e aquele já foram devidamente excluídos.

Além de ser um meio abrangente, a Internet possibilita a todos o direito de manifestar sua opinião. Não é como no jornal que lemos e comentamos com pessoas a nossa volta. Dificilmente, este plano iria dar certo. A cabeça das pessoas não mudaria em nada. Como eu disse antes, é impossível manipular a informação na rede.

Poderia até dar certo em outras mídias, mas na Internet, certamente não.

Fonte da notícia: http://www.deunojornal.org.br/materia.asp?mat=275720&pl=

0 comentários:

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR