Monopólio na Internet não funciona
A imprensa sempre foi e sempre será parcial em relação a determinado assunto. Houve sempre uma intenção por trás de uma simples notícia reportada. Eles detêm o controle da informação e defendem seus ideais usando-o. O golpe militar foi a época mais marcante em relação à censura e à manipulação.
A ideia de que um jornal defende algum candidato é plausível. Afinal, existe a liberdade de expressão. Enfim, com a discussão sobre a possível liberação da campanha virtual, os candidatos poderiam conhecer mais como a Internet funciona.
Saiu no Correio Braziliense que o Presidente do Senado, José Sarney, contratou quinze jornalistas recém-formados para todos ficarem pesquisando o que os internautas estavam falando do ex-governador do Maranhão. O grupo deveria ainda responder às críticas que estavam fazendo contra Sarney. No final de tudo, queriam formar uma boa imagem do Presidente do Senado.
Mas tudo isso aconteceu na Internet. É claro que não iria dar certo. Primeiro pelo simples motivo que é impossível controlar toda a informação da Internet, muito menos manipulá-la. Os jornalistas tinham um perfil no Twitter e uma comunidade no Orkut. Esta e aquele já foram devidamente excluídos.
Além de ser um meio abrangente, a Internet possibilita a todos o direito de manifestar sua opinião. Não é como no jornal que lemos e comentamos com pessoas a nossa volta. Dificilmente, este plano iria dar certo. A cabeça das pessoas não mudaria em nada. Como eu disse antes, é impossível manipular a informação na rede.
Poderia até dar certo em outras mídias, mas na Internet, certamente não.
Fonte da notícia: http://www.deunojornal.org.br/materia.asp?mat=275720&pl=
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