domingo, 14 de junho de 2009

O discreto charme da Camorra

Filme de máfia é um gênero de filme que atrai muitas pessoas. Muitos gostam de ver o charme da máfia, as conversas, decorar falas famosas de filmes, como o “Poderoso Chefão”. Quem não conhece a frase “Eu lhe farei uma oferta que ele não poderá recusar”, proferida por Don Corleone? Provavelmente a máfia italiana é a mais retratada na sétima arte. A máfia ficou romantizada pelos filmes. O sotaque italiano então, nem se fala...

Porém, a máfia continua sendo atuante na sociedade italiana. Não é apenas nos filmes. Não é algo do passado; é muito atual. Em Nápoles, a convivência com a Máfia é diária,  pois há dezenas de mortes resultantes de conflitos entre clãs napolitanos. O governo italiano parece ignorar que isso aconteça, e somente quando muito agravante acontece que o governo resolve fazer uma operação para mostrar para a imprensa mundial. A máfia chega a ser algo normal, principalmente na política. O ex-primeiro-ministro Giulio Andreotti foi preso sob acusação de matar um jornalista e de ter relações com a máfia.

Giulio Andreotti é o "senhor" do vídeo

Alguns filmes como “Os Bons Companheiros”, e, até mesmo o “Poderoso Chefão”, mostram como a Máfia agia em relação ao tráfico de drogas. Nos filmes, a Máfia tenta não entrar no ramo das drogas, e, quando entram, sempre algo dá errado. Hoje o tráfico de drogas em Nápoles parece algo que caracteriza a Máfia. Uma das passagens do livro Gomorra, de Roberto Saviano, retrata testes que eram feitos em viciados para ver o resultado de misturas de drogas. Estas misturas eram feitas para acabar com a concorrência. Viciados encontravam a heroína mais barata da Europa e corriam o grande risco de morrer. Se um desses viciados morresse, era apenas mais um. Se o viciado ficasse bom e o efeito da droga surtisse, a mistura era vendida.

O principal ramo de comércio da famosa máfia Italiana, a Camorra, é o tráfico de drogas. As pessoas que vivem nesse meio e que não pertencem à Máfia recebem algum dinheiro para esconder a mercadoria. De certa forma, a máfia é um ganha-pão para essas pessoas. Mas a máfia não se concentra somente na venda ilegal de drogas, pois a cobrança por proteção é real. O senhor “Genaro” da mercearia paga por proteção para a máfia.

Recentemente, houve a crise do lixo em Nápoles. Toneladas de lixo foram queimadas e jogadas nas ruas. Mais um sinal de ação da Máfia. O “lance” do lixo é muito lucrativo. Uma empresa que mexe com lixo radioativo, por exemplo, não tem onde jogar esse lixo. Deve que tratar o lixo, e isso tudo acaba saindo caro. Por[em, a Máfia napolitana cobra barato e recolhe este lixo e joga em qualquer lugar em Nápoles. Ou seja, boa parte do lixo do mundo vai parar lá. Os depósitos ficaram superlotados e os habitantes resolverem atear fogo no lixo.

Quando olhamos para uma notícia, uma chacina, achamos que máfia é coisa do passado. Pois bem, ela continua atuante no sul da Itália e lucrando...

Para saber mais:

Podcast - Nerdcast 157 - Mafia, Omertà e Vendetta!

Livro - Gomorra

3 comentários:

Luciana disse...

traficante de morro aqui não tem glamour pq não fala com sotaque de novela das 8? viva a máfia brasileira.

Provisório disse...

E porque não usa terno e fuma charuto :)

Pobre esponja disse...

O lance é a legalização moderada (em certos locais, permitindo, como algumas ações holandesas).Claro que surgirão outros problemas, mas disso não poderemos fugir nunca - a Droga acompanha a humanidade há milênios, os traficanntes nem há tanto.

abç
Pobre Esponja

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR