sábado, 15 de agosto de 2009

A cabeça de Tarantino

quentintarantino

De todos os filmes de Tarantino que assisti, gostei muito de todos. Muita violência e diálogos marcantes edificam os filmes do diretor americano. Outro ponto é o roteiro que na maioria das vezes é escrito pelo próprio diretor, que também atua. A principal característica dos roteiros é a forma não-linear, ou não-cronológica, como você preferir. Geralmente o filme começa já com o final, pode parecer um pouco maluco. Porém, o filme te força a sair do cinema e repensar tudo que viu e encaixar as cenas para montar uma história coerente.

Estava navegando pela Internet há alguns dias e descobri um curta-metragem brasileiro, com Selton Mello e Seu Jorge discutindo o que eles chamavam de “O Código de Tarantino”. Segundo Selton Mello, os filmes do diretor de Teenesse estão interligados, como se todos passassem em um mesmo mundo. Uma história cronológica (haham), colocando em prova que todos os filmes são uma continuação. O vídeo é muito bom e Selton Mello vai explicando e mostrando as cenas, enquanto discute com Seu Jorge.

Tarantino trabalhou um tempo em uma locadora, portanto, viu muitos filmes e absorveu muitas coisas destes. A maioria era aqueles que nenhuma pessoa alugava, antigos, orientais, algo que muitos já consideravam ultrapassados. Podemos ver muito desses filmes nos próprios filmes do diretor. Quentin Tarantino fez seus filmes à sua maneira, porém, ele não seria o que é sem os filmes que o inspiraram. O próprio diretor já fez este comentário. O Kill Bill é um grande exemplo da absorção de Tarantino. É uma homenagem aos filmes orientais, feito do jeito de Tarantino.

Inclusive, acho que o próprio diretor é quem edita seus próprios filmes. É tanta “coisinha” que pensamos: isso foi Tarantino que fez, não pode ser outra pessoas, é uma tomada da câmera, ou um “easter egg” que percebemos que me faz pensar que foi Tarantino que fez.

Em outubro deste ano vai ser o lançamento, aqui no Brasil, do novo de filme de Tarantino, que demorou bastante tempo para ser feito. O filme é sobre a segunda guerra mundial, mas com uma visão diferente, algo que ninguém nunca tinha pensado antes. Será estrelado por Brad Pitt (quem sabe agora ele ganha o Oscar de melhor ator). O longa metragem irá se chamar “Inglourious Bastards”. Segue abaixo o trailer legendado do filme.

Se você não aguenta mais esperar pelo lançamento do filme, pode ver este vídeo no blog Pois Bem, no post com o título de “Este post não é sobre “The Tarantino Mixtape”” e você irá matar a saudade com várias cenas dos filmes que Tarantino já fez. O vídeo é muito bem feito e a edição é perfeita, cada cena se assemelha com o som de fundo. Sem contar que conseguimos lembrar muito dos filmes Tarantino. Acho que a maioria dos filmes do diretor está neste vídeo.

The Tarantino Mixtape from Eclectic Method on Vimeo.

0 comentários:

Postar um comentário

Não seja econômico nas palavras...
Para contato clique aqui

OBS: Os comentários não refletem as opiniões do autor.

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR