domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal!

Comemoração cristã, burguesa, não importa. O Natal é uma época do ano que as pessoas gostam e divertem bastante, independendo de credo ou saldo bancário. Pode ser a coincidência de muitos estarem de férias, ou até mesmo pelo verdadeiro espírito natalino, é muito difícil encontrar quem não goste dessa data.

Uma época em que muitos viajam, encontram suas famílias, não pode ser uma coisa muito ruim. Os especiais de Natal do Cartoon Network sempre foram os melhores, ou até mesmo da televisão aberta.

É bonito ver as casas enfeitadas, restaurantes cheios, shoppings lotados. A economia agradece o espírito natalino, nem sequer uma crise mundial pode afetar em cheio as comprar para o Natal.

Para as crianças é a época mais produtiva do ano, principalmente, quando juntam todos os parentes para presenteá-los. Quem não ficava o Natal todo vigiando o que iria ganhar?

E se até o House sorri no Natal…

Continue lendo >>

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O Carroceiro

Todo noite,por volta das três e meia, um carroceiro passa na solitária rua da casa onde resido. Traz consigo seu passo apressado, mas ao mesmo tempo um passo vagaroso, com certa preguiça de ir trabalhar. O barulho das rodas do carrinho batendo no paralelepípedo (sim, paralelepípedo) indica que este está vazio. Terá um dia para tentar enchê-lo com latinhas, muito provavelmente, para sustentar a família. Um chapéu faz parte do figurino, porém, usa-o para não queimar do sol que tem de enfrentar a maioria dos dias.

Com certeza ele trabalha mais que oito horas por dia, deve chegar umas sete horas em casa, ainda ver alguma novela da Globo e dormir. Ele não está preocupado com alguma crise mundial, novo presidente americano, aquecimento global. Mas, certamente irá comentar como o preço do feijão aumentou e como os dias passaram a ficar extremamente quentes ou até mesmo, um certo presidente que levou uma sapatada. A única preocupação que possuí deve ser sua família e/ou colocar comida na mesa. Esta até parece uma história recontada, coincidentemente ou não, muitos devem ter essas preocupações. Se tantos falam nisso.

Enquanto escrevo essas linhas, ainda lembro-me do barulho das rodas atendo no paralelepípedo. E que chapeuzinho feio.

***

Show de bola as fotos do ano pelo site Big Picture, ótimas fotos para acessar clique aqui.

Alguns exemplos:
 
imagensdoanoimagensdoano2imagensdoano3

Continue lendo >>

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

EJA: Educação para Jovens Acomodados

A educação sempre foi um tema abrangente e muito discutível. E não pense que é aquela que põe a mesa, muito menos construção de escolas. Salvo às exceções, boas escolas nós temos. O grande problema está sendo a comodidade.

Adoramos colocar a culpa no sistema educacional, professores, livros didáticos, faltas de investimentos do governo e por aí vai. Claro, temos todos essas limitações que ajudam a deixar a educação no Brasil impotente. Mas, cada um também se esforça o mínimo, quando se esforça. Semear a culpa para todos é a maneira mais fácil de driblar o estudo. 

Algunsescola não têm o mínimo para uma educação de nível razoável, e andam de bicicleta vinte quilômetros para estudar. Outros abusam de suas mordomias, e não fazem porcaria nenhuma. Finge que estudam, mas vontade é zero. Por aí, chegam pedagogas que vão “trabalhar a mente do jovem”. “São apenas jovens, não sabem o que fazem”, são os clichês mais escutados. Cá está a comodidade, jovem que vai à pedagoga por causa da falta de estudo, isso não é comodidade? Aquela “hey! teachers! leave them kids alone” foi muito bem interpretada.

Não são todos os pobres que se esforçam para estudar, pelo contrário, muitos não estão nem aí. Citei alguns “casos de superação” e se desejar ver alguns outros, ligue a TV no Jornal Hoje ou veja o vídeo do Joseph Climber. Quem tem tudo e não quer estudar, o problema não é meu, só não saia disseminando culpa por aí, papai do céu não gosta.

Da onde surge a causa dessa falta de interesse, eu não faço a mínima idéia. Podem ser os pais, os jovens, os pedagogos. Ou até mesmo a escola, o professor ou quem sabe o sistema? Virou mania colocar a culpa no sistema, não é verdade?

Continue lendo >>

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Há dois mil e oito anos…

Nascia um rapazinho que iria mudar a história da humanidade. Se bem que, ele já deve estar bem velhinho, dois mil e oito anos, não é para qualquer um. Por isso o Natal é comemorado, é uma comemoração coletiva do aniversário do cara.

papainoelboyÉ uma época muito esperado por muitos, geralmente, tiramos férias e vamos comer e beber para comemorar o aniversário (não se esqueçam disso). Ainda com o décimo terceiro, este é um feriado que todos muitos gostam e gastam. Por isso é um tempo especial para o comércio (aposto que a crise não irá afetar a Bauducco), lojas abertas até o cair da noite e ruas cheias são características do Natal. Tem os shoppings cheios e alguns até com pistas de patinação, sem contar as memoráveis fotos com o Papai Noel. Uma figura emblemática em todos os Natais, um velhinho simpático que mora no Pólo Norte e viaja até mesmo aos trópicos, para entregar presentes a todas as criancinhas do mundo.

Encontros familiares, comida à beça, crianças loucas para abrirem os presentes, você encontrará em muitos lugares. Parece até que as pessoas mudam, ficam mais amigáveis, felizes. Deve ser o espírito natalino ou o décimo terceiro, vai saber...

Continue lendo >>

domingo, 14 de dezembro de 2008

Nostálgicas cenas de Natal

Natal! Quem não se lembra daqueles filme ou desenhos animados que via quando criança?

Fiz uma lista contendo algumas destas memoráveis cenas.

Para começar, o filme Riquinho.

Quem nunca quis ser o Riquinho e construir um parque de diversão em casa? Um menino abonado que fez o bem para todo mundo no Natal, acompanhado de seu cachorro…

Aposto que vai passar na Sessão da Tarde.

Meu Deus! Charlie Brown explicando o verdadeiro sentido do Natal. Todos deveriam crescer depois de ver isso. Tenho certeza que muito marmanjo ficou de boca aberta depois de ver este vídeo…

Saudade dos desenhos antigos…

O vídeo está em inglês, mas não é muito complicado.

Por falar em desenhos, este toda família adorava. As peripécias de Tom e Jerry ensinaram muitas coisas a nós.

Engraçado, tudo mundo torcia pelo Tom, o Jerry era sempre o sacana.

Neste clássico vídeo, Tom e Jerry celebram o espírito natalino, cada qual do seu jeito.

Não é um filme muito antigo, mas é muito bom. Feliz Natal conta a história de combatentes da Primeira Guerra Mundial. Estes, esqueceram os conflitos e reuniram para celebrar o Natal. Um excelente filme.

A trilha sonora é ótima, fiquem com uma das melhores cenas do filme…

Enjoy!

Continue lendo >>

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Palpites Futebolísticos

futebol Acabou o Campeonato Brasileiro deste ano, junto com ele acabam as apresentações dos clubes nacionais. Acertei em falar em um post passado o São Paulo Futebol Clube seria campeão. Acho que já coleciono mais acertos sobre futebol que o Milton Neves.

Para o ano seguinte, aposto que o Internacional será o grande campeão, quem sabe até do Gaúcho, da Copa do Brasil e Brasileirão, repetindo o feito do meu grande Cruzeiro. Ano de centenário, e sem contar que o time do Inter desse ano é muito bom, diria até melhor que o do São Paulo, mas demorou um pouco para engrenar.

Creio que já deve estar sabendo que o Ronaldo Fenômeno acertou com o Corinthians, presumia que iria acertar com o Flamengo (sim, aquele que não irá jogar na Libertadores, ano que vem). Creio que o homem jogará muito no Timão, mas também acreditava no Adriano e não foi lá essas coisas. Pressão haverá e muita, porém Ronaldo já conseguiu se safar uma vez, veremos agora...

E o time do Vasco caiu para a temida segunda divisão. Certamente, voltará ano que vem, e aposto em um nome para ser o “herói” da subida vascaína, Edmundo. Ele mesmo, o Animal, vai jogar muito e talvez seja o nome do Vasco.

Bom, posso para minha “sessão palpites do Milton Neves” por aqui...

Continue lendo >>

Traiu ou não?

Ontem estreou a nova minissérie da Globo, Capitu. Aquela personagem polemica de Dom Casmurro. De início parece ser uma bela minissérie. Esta contém uma pitada de teatro e aspectos contemporâneos adequados ao livro de Machado de Assis. A cena inicial que mostra Dom Casmurro em um bonde é retratada em um metrô e mostra ainda algumas câmeras digitais.

O aspecto surreal toma conta da minissérie toda, um clima noir se faz pela narração de Bentinho ao longo da trama. Merece destaque a Prima Justina, uma personagem engraçadíssima e diria uma das mais fiéis ao escritos de Machado.

Um excelente trabalho foi divulgação da série, além das convencionais chamadas na televisão, a minissérie contou com o site Mil Casmurros. A idéia é bem simples, dividiram o livro Dom Casmurro em mil trechos, qualquer pessoa poderia entrar no site e gravar seu trecho. Uma ótima idéia, mostrando que a Internet é um ótimo espaço para divulgar um viral.

Como é incrível a presença do escritor, há mais de cento e nove anos o livro foi escrito, e hoje ainda é falado como se fosse o último best-seller. Claro, muitos aspectos podem ser convertidos para a atualidade, deve ser por isso Machado de Assis é um grande escritor.

Cá ficam algumas recomendações de leitura no próprio blog.

- Capitolina, um breve relato e releitura da personagem que dá um toque especial ao enredo de Dom Casmurro.

- Quem é Capitu? Indicação do livro que concentra várias opiniões de escritores sobre Capitu.

Segue abaixo o vídeo da abertura da minissérie


Capitu - Abertura from Carlos Bêla on Vimeo.

Continue lendo >>

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Top 12 Artigos do Ano

Considere como uma lista/retrospectiva dos melhores artigos escritos por mim, nestes três meses e meio de vida do blog.lista

Este post fala um pouco sobre filmes em preto e branco e ainda há algumas dicas de belos filmes.

Um artigo que fala sobre um dos mais famosos olhos da literatura mundial…

Será que muitos jogadores famosos e ricos fazem bem para um clube de futebol? Este artigo descreve um pouco dessa realidade.

Conhece o cara?

Falo um pouco sobre o tempo neste post.

Um suspense geek…

Releitura da música Construção de Chico Buarque.

Um pouco de história e ainda conta com um “pôster” de um portal de notícias em 1968.

Uma viagem no tempo…

Pois é, não é todo dia que um rapaz pega fogo na casa ao lado.

Jovens…

Post escrito há mais de um mês atrás contendo alguns palpites sobre o Campeonato Brasileiro. Acertei alguns…

Continue lendo >>

domingo, 30 de novembro de 2008

Divã: Fim

Ó grande habilidade do ser humano de ver o fim de tudo, nós temos essa grande mania.

Perceba isso em revistas, blogs, sites, discussões, todos querem colocar um ponto final em uma determinada situação.luznofimdotunel Estava lendo alguma coisa sobre tecnologia e deparei com “o fim dos notebooks”, “o fim do Iphone”. Tecnologias que acabaram de ser lançadas, ainda não fizeram sucesso e já querem acabar com elas! Tudo bem, a tecnologia é uma coisa que se renova muito rápido. Mas, quem não queria acabar com o legado do São Paulo de ganhar vários campeonatos brasileiros, ou se não, o fim do monopólio da Telefônica?

Outro exemplo; a Terra. Esse ano aconteceu muitas manifestações contra o aquecimento global. Estavam falando que ficaríamos sem água, nosso formoso céu, risonho e límpido iria acinzentar e muitos profecias de fim de mundo. Sem contar centenas de anos que alguns ficaram preocupados com o fim do mundo. Outro exemplo que me passou pela cabeça foi o “bug do milênio”, aposto que você se lembra dele.

Nas últimas semanas também surgiram rumores sobre o fim da tal blogosfera. Os blogs seriam formas de escrita ultrapassadas e iriam acabar. Acho que estamos preocupados demais com tudo, como será a Internet, o celular, o carro, o planeta. É importante ficarmos preocupados com certas coisas, mas também não ficar colocando fim em tudo. Estamos parecendo uma capa de jornal sensacionalista.

Quem sabe, pode até ser um bom costume esse.

“Quando chegará o fim desse negócio de colocar fim em tudo?”

Um paradoxo dominical…

Continue lendo >>

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Enchentes em Santa Catarina

Todos devem ter notícia sobre as chuvas que alagaram algumas cidades do estado de Santa Catarina. Fazia sessenta dias que não parava de chover na região. Ruas ficaram alagadas, barrancos desmoronaram, doze cidades decretaram estado de calamidade pública.

Toda vez que atualizo algum portal de notícias, o número de mortos e desaparecidos só aumenta.

Mas, enchentes - SC como sempre acontecem, os saques foram inevitáveis. Vi algumas fotos de pessoas saqueando cerveja. E o homem que saqueou as cervejas falou que ia dar “um belo churrasco”.

O pior é a falta de bom-senso de algumas pessoas. Uma cidade inteira alagada, e um bendito dono de uma padaria coloca o preço de um pãozinho a três reais. Deveria é distribuir os pães e não aumentar drasticamente o preço.

A situação por lá não está nada bonita, seria até uma mini Orleans no Brasil?

Muitos se mobilizaram aqui na Internet para fazer doações para a população, achei uma coisa bastante legal.

Quem quiser fazer doações segue abaixo as instruções:

Doações:
As principais necessidades são de Alimentos não perecíveis, Água, Produtos de higiene pessoal, Roupas, Colchões e etc…

As empresas ou pessoas de outros estados que tiverem interesse em fazer doações para as vítimas das enchentes de Santa Catarina devem entrar em contato com o Departamento Estadual de Defesa Civil do Estado, pelo número (48) 4009-9885.

Postos de Arrecadação na Região do Grande ABC Paulista:
Em São Bernardo, as doações podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, na Avenida Redenção, 271 (Atrás do Poupa Tempo).
Em Santo André, as Doações podem ser entregues na Rua Dona Carlota, 86 (Centro), das 8h às 17h, na Defesa Civil Municipal.
Em São Caetano, na Avenida Presidente Kennedy, 2.100 (Bairro Olímpico)

As Lojas das Casas Bahia também estão recebendo Doações no Brasil Inteiro.

Para Doações de qualquer quantia em dinheiro, estes são os dados da conta corrente da Defesa Civil de Santa Catarina:
- Caixa Econômica Federal - Agência 1877, operação 006, conta 80.000-8
- Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7
- Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.
- BRADESCO S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1
O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57

A Defesa Civil de SC alerta sobre ação de golpistas pela Internet.
A Defesa Civil não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio. As contas oficiais para depósito são as publicadas no site da Defesa Civil de SC.

Continue lendo >>

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mudanças no blog

Falta um mês para comemorarmos dois mil e oito anos do menino Jesus. Então mudei o cabeçalho do blog.

Já estou preparando um post sobre o Natal…

papainoel

Espero que gostem!

Continue lendo >>

sábado, 22 de novembro de 2008

Divã : Que correria, rapaz!

workaholic Século XXI, correria, trabalho, dinheiro, correria...

Com tanta correria acabamos nos desligando de algumas coisas que fazíamos e nem percebíamos o quanto eram importantes.

Hoje, não temos tempo para comer direito, uma comida rápida é muito mais eficiente, barata e não gasta seu tempo. Até doenças como workaholic surgiram nesses últimos tempos. Quem diria que teríamos uma doença em que uma pessoa tem mania de trabalhar.

Acho que falta de organização de algumas pessoas (inclusive quem vos escreve). Deveríamos definir o que fazer durante o dia, mas parece que não temos tempo nem para isso. Entretanto, a organização ajuda muito, a pessoa fica menos estressada, preocupada. Podemos descansar sabendo que fizemos tudo o que havíamos programado.

Contudo, algumas pessoas que não tem alguma organização se estressam facilmente, sem contar o mau humor. A cabeça fica bitolada demais. Você faz uma coisa e já está pensando na próxima tarefa que irá fazer. Desse jeito, a concentração é zero. Raiva acaba com a concentração e conseqüentemente com o rendimento.

Acho que tenho que me organizar mais, definir o que fazer e quando. Não será fácil, mas tentarei.

Leitura Recomendada:

Continue lendo >>

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mil Novecentos e Sessenta e Oito

“Duas amigas conversam voltando da aula na universidade. Conversam sobre notícias que escutado na rádio. Falavam sobre um estudante foi morto por engano pela polícia, ouviram também sobre o assassinado de um pastor negro chamado Martin Luther King. Uma das duas meninas fala “parece que haverá uma passeata daqui a um mês, em homenagem ao estudante. Fiquei revoltada, agimos como tivéssemos perdido nossos direitos. Vamos à passeata?”

ditadura Foram jovens como essas do texto em cima que deram a cara para bater em 1968, queriam mudança. Não foi somente no Brasil, apesar das circunstâncias serem diferentes, os jovens queriam alguma coisa. Universidades foram tomadas em sinal de protesto, manifestos contra a guerra foram feitos. Começaram a perceber que a coisa não era brincadeira, já havia passado de uma “modinha” juvenil fazia tempo.

Não somente os Estados Unidos, mas o mundo já não agüentava mais aquele negócio de guerra. Fazia apenas vinte anos que o mundo acabara de sair de uma grande guerra. Parecia que o nacionalismo exaltado há tanto tempo pelos governantes americanos estava caindo mais para o lado da paz, do que a guerra.

Enquanto na Europa as manifestações só iam aumentando. Como se tivessem colocado fermento em um bolo, as coisas cresceram drasticamente. Só foram algumas pessoas de certa importância aderirem ao movimento estudantil contra Gaulle para a coisa ficar feia.

Era similar a um pedaço da Revolução Francesa. Tudo começou com uma pequena parcela da população e no final os ideais se espalharam pelo mundo.

No Brasil, o povo vivia em um dos períodos mais conturbados da história política nacional, o AI-5. A mão de ferro da ditadura tentava manipular tudo, a censura foi um artefato que os militares usufruíram para isso acontecer.

A juventude cansada do conservadorismo impregnado por todos os lados queria mudar esse tal negócio de valore.

Enfim, foi um ano muito importante, tal como a década de 60 foi. Aqueles dez anos mudaram muito o jeito de pensar, não diria em todos, mas na maioria foi.

Para ilustrar o post, fiz uma montagem de como seria um portal de notícias online(no caso o UOL) com notícias de 68.(clique na imagem para ampliar). modelo68p

***

O blog saiu na coluna “Blogs da Semana” no Pensar Enlouquece. Valeu Inagaki pelo reconhecimento!

Continue lendo >>

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Dicas diversificadas

Fazia um bom tempo que não postava dicas no blog...

O atirador

atirador Um filme de ação que gostei muito. Apesar de ser um pouquinho forçado, o filme tem um bom elenco e roteiro.

Conta a história de um atirador de elite do governo americano que teve sua carreira arruinada e resolve morar em uma colina, longe de tudo e de todos.

Mas tudo muda depois que um agente do Serviço Secreto Americano o procura.

Uma ação envolvente, gostei.

 

Cães de Guarda de Beatriz Kushnir

http://www.literatalivros.com.br/literata/imagem/upload/capa/73043e9229.jpgO conceito do livro gira em torno de uma provável contribuição dos jornalistas para a Censura, durante o regime militar.

Beatriz Kushnir resolve criar uma tese e explicá-la no livro.

Estou no começo do livro ainda, mas parece ser muito bom.

Sem contar que o leitor aprende muito história do nosso país.

 

 

Totem Destroyer

Para descontrair um joguinho :)

No jogo você deverá retirar as caixas para que o “jarro” não quebre.

Envolve muito de física, mas é realmente na sorte que você passará de fase (zerei!).

Viciante!

totemdestroyer

Continue lendo >>

domingo, 9 de novembro de 2008

Divã: Nossa Decisões ou não…

http://footstarbr.files.wordpress.com/2007/12/chutando-o-balde.jpgEm pleno século XXI, alguns pais ainda pressionam os filhos para escolher determinado curso, que na tradicional visão paterna poderá render mais dinheiro e status. Mas não irá render felicidade.

O filho quer fazer artes cênicas, turismo, psicologia, porém os pais interferem. Às vezes falam curto e grosso para o filho mudar de curso. Mas na maioria dos casos, eles ficam dando indiretas para o filho. É claro que estes percebem estas indiretas, mas é muito diferente escutar estas a ouvir gritos e batidas na mesa. A pessoa que decidirá o curso não sabe o que fazer. Quando escolhe cursar aquilo que o pai sugeriu, faz isto não por obrigação, mas sim por ter medo de magoar os pais.

Não é somente essa situação que pode servir de exemplo. Muitos ficam com medo de tomar decisões. Será que não temos mais coragem de chutar o balde e pensar se aquilo irá fazer bem para nós ou não. Eu sei magoar os pais não é nada bom, mas devemos pensar se é isso que queremos. Depois ficaremos chorando e remoendo rancor por ter feito esta escolha errada.

Podemos até acabar gostando do curso depois, porém sabemos que seríamos muito mais felizes em determinado curso que sempre sonhamos cursar desde pequeno.

Não escrevo isto por experiência pessoal, meus pais nunca interferiram nestas minhas escolhas. Mas já observei e vivenciei muitos exemplos disso. Pessoas que não tiveram a coragem de chutar o pau da barraca.

Há a grande chance desta pessoa que deixou tudo para trás ralar muito. Contudo, ela estará feliz e fazendo aquilo que gosta.

Ir ao enterro daquela tia chata por causa de obrigação em relação aos pais é uma coisa. Agora deixar de tomar uma decisão que refletirá no resto de nossa vida é uma coisa completamente diferente.

Criemos coragem, pois!

Continue lendo >>

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O Novo Presidente Americano…

New Game - Barack Obama Poster by Jude BuffumNão deu zebra nas eleições americanas. Como era de se esperar, Barack Obama venceu seu adversário republicano, John McCain.

O primeiro presidente negro da história de um dos países mais racistas do mundo.

Obama foi entregue a um governo liquidado pela grave crise atual e muitos bancos falidos. Seria Obama, na situação que ele se encontra hoje, um Roosevelt negro?

Promessas de mudança foram feitas pelo candidato durante as eleições (Change, we need). Sim, precisamos de mudança e muito precisa ser feito naquele país e no mundo. Questões como o aquecimento global e o petróleo vem importunando presidentes, não só dos EUA mais do mundo todo.

Não sei se foi o marketing da campanha eleitoral ou a possibilidade de um negro chegar à Casa BRANCA, mas como foi incrível a feição das pessoas pelo candidato democrata. Muitas pessoas do mundo estavam torcendo para ele.

Pegando o bonde no assunto marketing, gostaria de ressaltar, como a campanha eleitoral lá para cima é eficiente e extremamente bem feita. Dêem uma olhada nestes pôsteres da campanha de Obama (vi o link para este site no Brainstorm #9).

Veremos agora como será seu mandato, espero que saia tudo bem e que as relações internacionais fiquem consistentes, apesar da política protecionista dos Estados Unidos. Aliás, o vice de Obama é velho de guerra quando o assunto é economia. Não poderia vir em melhor hora, não é?

Foto do site que contêm os pôsteres da campanha de Obama.

Continue lendo >>

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ades da vida: Rivalidade

Inaugurando mais uma sessão no blog: Ades da vida. Falarei um pouco sobre essas palavras. Agora neste post vou falar sobre rivalidade.

***

gatoerato Nós seres humanos temos o hábito de estar sempre disputando algo. Pode ser uma concorrência no trabalho, partida de algum jogo, sala de aula. Parece que estamos sempre disputando algo com um rival. Ficamos noites e noites a fio esperando aquele famoso dia de disputaremos algo ou alguém :P.

A rivalidade que tanto marca nossas vidas. Às vezes, nem damos conta da disputa que presenciamos todo o dia. Uma marca concorrendo com outra, um clássico no futebol, aquela vaga no estacionamento, um cargo melhor no  emprego, entre países (Brasil e Argentina) e atém em animais.

Talvez a forma mais clara de rivalidade seja a política. Acabamos de ver o final de uma eleição presidencial no Brasil e acompanhamos a importantíssima votação nos Estados Unidos da América. A rivalidade entre os políticos tem se mostrado cada vez mais acirrada, tudo que o político fala seu rival pode usar ao seu favor. Algumas formas de ataques entre políticos são muito baixas, realmente fazem de tudo para ganhar a disputa.

Mas qual será a causa de brigarmos e disputarmos tanto o que desejamos, será que é somente para nos mostrar, aparecer? Uma causa óbvia, eu garanto que não é. Mas uma rivalidade é importante, a pessoa amadurece e aprende a perder, ou não. Uma disputa saudável pode fazer bem a muitas pessoas, uma competição justa e amistosa.

O que nos leva a disputar ferrenhamente uma coisa, não sei, mas só sei que disputamos...

Continue lendo >>

domingo, 2 de novembro de 2008

Divã: Dia-a-Dia

correria Ônibus, metrô, engarrafamento, twitter, correria, será que a vida no século XXI se resume a isto? Esta vida típica de cidade grande, já está presente na vida de quase todos, até mesmo em cidades pequenas.

O sedentarismo pode vim a ser de grande presença em nossas vidas. Acostumados a correr o dia todo, tudo que queremos no final do dia é descansar. A ansiedade marca a rotina de muitos. Pessoas preocupadas com tudo acabam ficando bitoladas demais. Quase nos tornamos quase uma “mãe”, inúmeras preocupações e tarefas simultâneas para fazer.

O trabalho não é somente aquelas oito horas como antigamente. Cada vez mais o numero de pessoas que trabalham em casa cresce. Tornamos robôs, máquinas de trabalho de ganhar dinheiro. Uma hora o corpo padece. Aí é que surge a calvície em pessoas mais jovensSmile.

Nas famílias a correria do dia-a-dia pode afetar. Alguns pais não têm tempo para os filhos, aquele negócio de sentar-se à mesa e conversar, pouco se vê hoje em dia. Mas isso não é um erro dos pais, filhos, internet, sistema. É apenas evolução. Claro que não pode ser uma coisa desenfreada, temos de manter a razão em nossas decisões.

***

Na torcida para o Massa ser campeão, mas está difícil.

Bate no Hamilton, Rubinho!

Continue lendo >>

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Raio-X: Um olhar sobre o Brasileirão

Arriscando-me de novo na área futebolística...

http://semipronta.files.wordpress.com/2008/07/futebol1.jpgO Brasileirão está em uma de suas melhores edições, há tempos não via um campeonato tão disputado.

A palavra pontos corridos parece ter sido levado a sério pelos clubes que disputam a vaga de melhor equipe brasileira. Alguns pontos estão fazendo a maior diferença na etapa final da com petição.

O jogo Cruzeiro e Grêmio, que está datado para hoje, será decisivo para ambas as equipes. O cruzeiro perdeu um jogo importantíssimo para o Atlético paranaense e viu suas chances de conquistar o título caírem bastante. O tricolor gaúcho está conseguindo manter na liderança, porém sua vantagem em relação às equipes posteriores na tabela.

Palmeiras também não poderia perder o jogo para o Fluminense, mas contou com a derrota de outras equipes, como já o Cruzeiro, já mencionado no texto. É uma equipe forte e acho que tem grandes chances de levantar o caneco. Luxemburgo é fogo mesmo, o cara é muito bom!(Não sou palmeirense).

O São Paulo, que veio comendo pelas beiradas, nesta 38ª edição do campeonato brasileiro, está chegando perto, bem perto do título. Só falta o Cruzeiro entregar outro título para o São Paulo, igual fez no ano passado.

O flamengo que conta com o apoio de sua grande torcida está chegando. Caio Júnior mostrou fazer um ótimo trabalho, apesar de aquela derrota para o Atlético mineiro ter custado mais de três pontos ao mengão.

Apostaria no Palmeiras para ser campeão, mas o São Paulo está bem perto e não podemos esquecer-nos do belo trabalho da equipe do Grêmio no Brasileirão.

No oposto da tabela, o Vasco está em uma terrível situação. Já o Fluminense conseguiu uma folguinha da zona de rebaixamento. O Vasco tem grandes chances de cair para a segundona, porém muito pode acontecer.

Temos sete rodadas pela frente e muito ainda pode ser decidido, um pontinho pode valer muito no final.

Obs 1.: Parabéns ao Corinthians por volta da Segunda Divisão.

Obs 2.: Obrigado pelos selo Melhores de 2008 recebido dos blog 30 e poucos anos, Ana Lucia Nicolau e Festa das Cores

Continue lendo >>

domingo, 26 de outubro de 2008

Metido a Jornalista II

Infelizmente, Laélio Henrique de Souza morreu ontem dia 25 de outubro de 2008.
Falei do rapaz nesta matéria sobre incêndio residencial.

Continue lendo >>

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Recomendando…

Já havia postado sobre o blog Frases Ilustradas, agora dedico o post ao blog…

Ceó Pontual é o dono do blog e vale a pena visitá-lo!

http://frasesilustradas.blogueisso.com/wp-content/uploads/2008/10/brazil.jpg

Gostou?

Então clique aqui para ver o blog

Continue lendo >>

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Metido a Jornalista

Enquanto muitos acompanhavam um desfecho de seqüestro que não poderia ocorrer de forma pior, eu estava na rua de minha casa tentando entender o que acontecia.

Por volta das seis horas da tarde de sexta-feira, dia 17 de outubro de 08, um colega me liga e pede para sair de casa e ver o que ocorria. Saio de casa e vejo algumas chamas na casa do lado de meu vizinho. Assisto também um homem deitado no chão da calçada de sua casa. O rapaz de 23 anos estava agonizando de dor e sua camisa estava pegando fogo ao lado de seu corpo estirado ao chão.

Esta pessoa teria acabado de voltar do supermercado, com dois litros de álcool. Alguns minutos depois o que se ouve é um barulho de chamas crepitando e o incêndio se alastra. A hipótese mais plausível para o caso seria o suicídio. A própria família afirma que o rapaz sofria de distúrbios emocionais. Segundo testemunhas a vítima teria se atirado na rua.

Quando chego à rua, um amontoado de pessoas aglomera ao redor da vítima. Muitos tentam acionar as autoridades. A maior preocupação além da vítima, é que a família do rapaz estava dentro da casa. Um jovem passando pela rua avisa para deixarem a residência, pois o telhado iria explodir. No instante em que este acaba de proferir estas palavras, o telhado explode. Os familiares saem correndo desesperados, alguns atém pulam a janela em direção a rua.

Anônimos carregam a vítima de sua própria loucura para o outro lado da rua. A situação do rapaz não é nada boa, ele grita desesperadamente e clama por socorro. Seu grito é alto e declara que sua saúde não vai nada bem.

Minutos depois a polícia chega e juntamente o corpo de bombeiros. A assistência das autoridades foi muito rápida e atenciosa com a família do rapaz. Somente o quarto do rapaz entrou em chamas, móveis e aparelhos eletrônicos ficaram completamente destruídos.

O rapaz está internado em um hospital da cidade e seu estado de saúde é grave. Hoje, uma lona cobre as conseqüências que o incêndio provocou no telhado da casa.

P.S: Não estava com câmera fotográfica no momento, por isso não tenho fotos para colocar no post.

Continue lendo >>

sábado, 18 de outubro de 2008

Dicas cinéfilas

Touro Indomável

Scorsese_RagingBull_2Algumas dicas de filmes dirigidos por Martin Scorsese

Tive muito trabalho para arranjar esse filme e ainda assisti com legendas em português de Portugal, mas valeu a pena.

Filme conta a história de Jake La Motta um ótimo boxeador, porém enquanto ganha lutas sua vida pessoal despenca.

A atuação de De Niro é perfeita. O cara engordou um bocado de quilos para fazer o filme. Joe Pesci dá show também.

Os Bons Companheiros

http://www.doubleexposure.com/uploads/goodfellas_small.jpgUm dos melhores filmes de máfia que assisti.

Elenco show de bola, enredo atraente.

A história se baseia na vida do personagem Henry Hill, vivido por Ray Liotta. Conta como entrou para Máfia, como é uma vida na Máfia.

Porém o enredo ganha adrenalina quando a quadrilha decide envolver com drogas, sujando seu nome e de suas famílias…

Como ri da atuação de Joe Pesci…

Belo filme!!!

Taxi Driver

Pra mim, um dos melhores, senão o melhor filme de Martin Scorsese.

Travis(personagem de ninguém menos que Robert de Niro) é um veterano do Vietnã, que está na cidade de Nova York como motorista de táxi.

Ele dirige durante a noite, e repara em toda a escória(palavra muito utilizada no filme) existente no mundo.

Até que encontra uma "garota" que é prostituta.Travis revolta com tudo.Cansou de injustiças.E ele vai atrás de seu desejo...

Quem não lembra da frase dista por ele "Are you talking to me?"

Continue lendo >>

No divã com Prolixo Lacônico II

diabinho e anjinhoEstudada por muitos psicólogos, mas de interesse para todos os seres humanos. A luta com a consciência tem se transformado em uma das piores guerras de humanidade. Um exemplo “real” seria a luta de Raskolnikov com a sua pesada consciência após cometer o assassinato de Ivánovna, uma velhinha agiota. Essa luta com a consciência se arrasta durante grande parte do livro Crime e Castigo e isto faz com que o livro seja admirado por muitos.

Mas o que seria a disputa com a consciência? Lembra de Tom e Jerry quando apareciam os diabinhos e anjinhos ao lado dos personagens?É mais ou menos isso. Poderia ser uma disputa com a nossa responsabilidade, mas estaríamos esquecendo que a consciência pode nos levar para o lado irresponsável da vida. Não seria somente uma questão de fazer o bem, aparecer bem perante todos. Seria uma questão de estar bem consigo, independente de fazer o bem ou não.

Está presente nas difíceis escolhas que temos de fazer. Optar pelo certo e o errado e muitas vezes ela consegue mudar nossa opinião. Do jeito que estou falando, parece que é uma coisa concreta e possuída de uma ótima persuasão, mas ela está dentro de você e quando menos esperar ela entrará em ação (que clichê horrível!).

Quem quiser ler No divã com Prolixo Lacônico I, clique aqui

A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.(Blaise Pascal)

Continue lendo >>

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Alta Recomendação

Todo dia leio as postagens do blog Trinta e Poucos Anos, um ótimo blog. Mas toda terça-feira virou sagrado ler as crônicas de Rafael C. Wicher. Os textos escritos por ele são muito bons, recheados de humor.

Colocarei uma parte de uma crônica que gosto muito…

Dia da Mentira... (antes fosse!).

São Paulo, 1 de abril de 2008.
‘Puta merda, a porcaria do rádio relógio não tocou, deve ter acabado a luz durante a noite. Caralho, to super atrasado!’
Levantei num pulo e fui direto pro banheiro, arriei as calças e dei uma longa mijada que parecia não ter fim. ‘Já mijei umas 4 latas, fez até colarinho’ pensei ainda sonolento.
Escovei os dentes e invadi o quarto a procura das minhas roupas que, para minha surpresa (e desgraça) não estavam onde de costume.
‘Droga, esqueci de separar a roupa ontem!’.
Abri as portas do armário e fui pegando logo o que estava à frente, nem me preocupei com nada (mas deveria... deveria ter acendido a luz). Me senti o verdadeiro super-homem na cabine telefônica, mas estava pronto, pronto para ‘voar’ rumo ao trabalho. Meu atraso já alcançara picos! Peguei minha pasta e corri na direção da porta de entrada. Mas, ao atravessar a sala de jantar me deparei com a coisa mais ridícula que já havia visto até então, era eu, me olhando no espelho. Calça marrom coco, camisa azul calcinha, sapatos pretos e cinto... ‘Droga, esqueci a porra do cinto!’ ‘Vai sem mesmo!’
Entrei no carro e sai acelerado, implorando a todos os santos e pais de santos para que o trânsito estivesse bom. Porém, eu havia me esquecido de um pequeno, mas importante detalhe. Eu moro em São Paulo!
Logo na saída de casa, tudo parado! E por sair de casa nessa puta correria, nem café da manhã pude tomar. A fome tava estalando. O trânsito andava igual marchinha de carnaval, e eu tava no ‘olho’ do folião. Decidi então tentar um caminho alternativo, peguei a primeira saída da avenida principal e fui pelo bairro, naquelas ruazinhas que até uma 4x4 afrouxa. Eu, com meu Chevet Hatch ano 89, tração de jegue e direção braçal, seguia na maciota por àquelas ruas apertadas, tinha hora que ouvia até o assoalho gemer (o que sobrou dele), mais um pouco e virava o carro dos Flinstones.
Há propósito, além de atrasado, eu não tinha como ver as horas. Tenho o costume de tirar o relógio do pulso antes de me deitar, e adivinhem só? Ficou em casa, fazendo companhia pro cinto (que por sinal tava fazendo uma falta), pois minhas calças deslizavam para baixo e a camisa já estava metade pra fora.

Deseja ler a continuação da crônica, clique aqui.

Recomendo fortemente o acesso!

Continue lendo >>

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Something Wrong…

A pobreza é um grande mal para a humanidade, mas muita coisa já melhorou. O poder de compra de muitas pessoas aumentou. Porém a coisa ainda está feia. Crianças morrem de fome e isto não é novidade para ninguém.

Passando pelos países de baixo IDH, temos uma noção de como o mundo é diferente. No Haiti (único país com baixo IDH das Américas) se você andar mil e quinhentos quilômetros você poderá ver a Disney World com seus belos brinquedos. Há muita diferença entre nesse trajeto e parece que as pessoas fecham os olhos para isso. Você pode ver muitos reclamando da pobreza no mundo, mas poucos fazem esta diminuir.

stop poverty by Stitch.Esta pobreza, não é aquela de não ter dinheiro para comprar o último lançamento da Nike. É a pobreza de não ter o que comer.

Falamos muito da pobreza lá fora, mas isso acontece e muito no Brasil. Imagine o que é trabalhar o dia todo para ganhar míseros, chegar em casa(e se chegar) e não ter certeza de os filhos estarem vivos depois de um dia trabalhando de flanelinha. Essas crianças deveriam estar na escola estudando e não ter de ficar trabalhando para ajudar o sustento em casa. 

Por que não colocar programas de incentivo ao estudo? Quando digo isto são programas de verdade, que realmente incentivam a pessoas a estudar. Mostrar que o estudo pode melhorar a situação de vida desta pessoa. Mas o que é de matar mesmo, são pessoas que querem estudar, mas não tem nenhuma oportunidade, escolas precárias e professores péssimos.

A solução mesmo é difícil de achar. Porém, nós mesmos podemos fazer alguma coisa. Não iremos mudar o PIB de Serra Leoa, mas podemos mudar algo que está perto de nós. As pessoas precisam de oportunidades para ser algo na vida. Nós só precisamos ajudar, dar essa oportunidade. Às vezes, não é preciso nem gastar dinheiro. Uma conversa animadora, alguns gestos podem fazer a diferença.

Mas isto não depende somente de nós. Governos precisam e devem ajudar a mudar isso. Melhorar a educação, fator de grande importância. Fazer as pessoas acreditarem que é possível mudar.

De qualquer tipo que seja a pobreza, ela não é a causa da imoralidade, mas o efeito.(Thomas Carlyle)

Continue lendo >>

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Se eu tivesse nascido sessenta anos atrás…

Ao som de No Rain, A Day in the Life, Across the Universe, All You Need Is Love, Come Together, Helter Skelter, I`ve Got a Feeling, Let It Be, Lucy In the Sky With Diamonds, I Am the Walrus, Revolution, Mrs. Robinsom, Meu Caro Amigo, Cálice.http://coolmristuff.files.wordpress.com/2007/12/beatles.jpg

Quem não gostaria de morar no Village e gritar “Hey, Hey, LBJ! How Many Kids Did You Kill Today?” ao longo de um protesto? Bem, eu gostaria. Queria ver o Brasil ganhar a Copa do Mundo, mas também gostaria de sentar em um boteco para discutir política no país.

Um dos motivos que me fez pensar em nascer sessenta anos atrás, foi a música. O “rock and roll” em todas as paradas de sucesso. Os Beatles colocando o mundo de cabeça para baixo, o início da MPB no melhor momento da música brasileira, Tom Jobim e Frank Sinatra juntos, Jimi Hendrix quebrando guitarras...http://www.bullnotbull.com/gallery/images/g-hey-hey-lbj.gif

Pessoas alegres e batendo palmas cantando “Age of Aquarius” estavam espalhadas por todo lugar nas grandes cidades, os famosos hippies. Pessoas de grande importância na contracultura, símbolos de alegria e libertação sexual. Quem não queria ser um?

Cenário político completamente instável, em plena Guerra Fria. Digo que a década de 60 foi marcada por líderes, Martin Luther King, Gandhi, Nixon, Fidel Castro, Mao. Estes mesmo fazendo o bem ou não, mudaram o mundo…

Na verdade, eu tenho mesmo que parar de assistir Across The Universe.

Continue lendo >>

domingo, 12 de outubro de 2008

Casa do Horror High-Tech

Morador de uma grande cidade, geek até morrer...

Chega em seu apartamento, abre a sua porta controlada pela internet e seu único desejo é descansar depois de um longo dia de trabalho. Ao entrar em sua casa escuta alguns barulhos estranhos, como se alguém estivesse brincando com copos, um barulho parecido com ranger de vidros.

http://stepaola.com/blog/wp-content/uploads/2008/01/geeks.jpgVai à cozinha para verificar o barulho e aproveita para tomar um cappuccino da sua máquina Nespresso Lattissima. Chega ao seu quarto com janelas panorâmicas com vista para toda a cidade, liga seu MacBook Pro abençoado por monges e acoplado a um Cooler Master V8. Lê seus emails, verifica o twitter e novamente, escuta aqueles sons estranhos, dessa vez o barulho parece de um rádio chiando. Pensa consigo “em uma casa de geek como eu, ainda escuto chiados de um rádio...”

Anda por todo apartamento procurando a fonte do barulho, mas não acha nada. Deita em seu sofá pixelado e vai jogar um pouco de Playstation 3 na sua TV Laser de 65 polegadas que fica em uma estande da Pacini & Cappelini.

Escuta um barulho de ranger de madeira e lembra-se de sua infância que passava noites em dormir escutando o ranger do telhado. Raivoso com esses barulhos estranhos resolve ir tomar um belo banho. Seu banheiro que possui Jaccuzzi, chuveiro à vapor e hidromassagem em um único Box. Foi um banho extremamente relaxante, ótimo para acabar com seu stress.

Ao chegar na cozinha, escuta barulhos de passos e percebe que o chão está molhado. Parece que aqueles barulhos não são frutos de sua imaginação. Decide fazer janta em seu fogão geek, distraído deixa o pano de prato pegar fogo e começa um pequeno incêndio, seu detector de fumaça detecta (jura?!) e avisa a sua “cobra” de apagar incêndio que apaga o incêndio em minutos. Nervoso, a única coisa que pensa, é em dormir. Parece mesmo que o azar está ao seu lado, a energia elétrica do bairro acaba. Porém nada de mais para seu poderoso nobreak.

http://img.photobucket.com/albums/v230/MagnuN/070828_bloguncoveringorg_geek-forev.jpgCansado, nervoso, com fome e morrendo de medo dos barulhos, vai trabalhar. Péssima decisão, trabalhar em hora de nervosismo nunca é a melhor opção. Escuta mais barulhos e grita desesperadamente. Dessa vez, o barulho veio da despensa. Vai até ela e o barulho começa a aumentar. Abre a porta e observa a despensa, não acha nada, mas o barulho persiste. Entra no cômodo escuro e o barulho chega a ficar ensurdecedor. Abaixa para ver debaixo da estante vê um objeto redondo, branco, de um tamanho de um prato. Finalmente descobre o que atazanou sua vida naquele dia, foi o “Scoop” seu robô que limpa e lava piso do apartamento.

Como pôde ficar nervoso por causa de um objeto que veio para facilitar a sua vida. Pede uma pizza e agora está deitado na sua bela cama em um cobertor com controle de temperatura.

Que noite!

Continue lendo >>

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Apenas Ser Humano

Acordou, tomou seu banho.

Beijou seus filhos e esposa dando a impressão que nunca mais fosse vê-los, como se fossem únicos e pródigos. Foi para o trabalho, atravessando a rua, timidamente, com passos tortos, alguns até acharam que fosse um bêbado.

http://maisprojeto.files.wordpress.com/2007/11/proj_construcao.jpgChegando ao trabalho, sucumbiu a construção como uma grande máquina sólida. Fez seu serviço, ergueu suas paredes, tijolo por tijolo como se fosse um mágico. Lacrimejando, sentou para descansar, até pensou que era sábado e poderia descansar para o resto da vida.

Comeu magistralmente arroz com feijão achando a melhor coisa do mundo. Bebeu e cansado de ser considerado como uma máquina de construir e não uma pessoa com sentimentos e vontades, soluçou bravamente. Agora está dançante ao som do nada, imaginando flutuar.

Tendo exagerado na bebida espatifou no chão como um pacote lânguido. Atravessando a rua de volta para casa morre contramão atrapalhando as pessoas, o tráfego e o dia.

O que significava a sua vida?Monotonia?Não valia nada, trabalhava para o sustento de casa, exagerava na bebida. Vivia em perigo de cair de um andaime e foi morrer logo no chão que o sustenta. Cansado de engolir fumaça e discórdia de todos.

E pelas moscas bicheiras a nos beijar e cobrir.

E pela paz derradeira que enfim vai nos redimir,

Deus lhe pague.

Adaptação da música Construção de Chico Buarque.

Para complementar o post colocarei uma frase ilustrada de Ceó Pontual que possuí o blog Frases Ilustradas. Recomendo o acesso!

Continue lendo >>

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Lista de Botas

Sonhar não custa nada…

Alguns desejos da vida…(os links contém belas fotos)

  1. Subir uma pirâmide egípcia
  2. Visitar Paris
  3. Pular de pára-quedas
  4. Passar um bom tempo em Las Vegas(com dinheiro, é claro)
  5. Escrever um livro
  6. Dirigir uma Ferrari
  7. Ir para Austrália
  8. Passar alguns meses em uma ilha deserta
  9. Ter uma lareira
  10. Falar quatro línguas
  11. Acabar de ler Em Busca do Tempo Perdido
  12. Passar uma temporada chuvosa em Liverpool
  13. Ver Saturno
  14. Ir para Grécia
  15. Dirigir em uma highway
  16. Ver uma Copa do Mundo
  17. Assistir a uma aurora boreal
  18. Ir para Bora-bora
  19. Escrever uma música
  20. Montar o Cubo Mágico

Está bom, já montei o Cubo Mágico…

Continue lendo >>

terça-feira, 7 de outubro de 2008

The Blogging Way of Life

Você aí do outro lado da tela fica se perguntando, o que este cara faz da vida a não ser ficar escrevendo em um blog?

A resposta é que o blog faz parte da vida de qualquer blogueiro.

Ele passa o dia todo tentando achar inspiração, notícias, conteúdo para o seu blogueiro.

Quem não tem um blog, recomendo que faça um. É um lugar que você pode expor suas idéias e debater sobre vários tipo de assunto.

Sua vida muda muito depois da criação de um blog, você têm a necessidade de ser reconhecido e vai lutar por isso…

http://studenthacks.org/wp-content/uploads/2008/05/blogging.jpg

Bom, estava lendo a entrevista do Compulsivo hoje e ele abrangeu um tema muito importante, o blog precisa ser lido por não-blogueiros.

Muitos conhecem blogs famosos e nem sabem o que é um blog, um exemplo real pode ser o Kibeloco, Jacaré Banguela, Pensar Enlouquece. E estas pessoas gostam de visitar estes “blogs” todos os dias. Alguns nem sabem o que é um Feed.

A blogosfera brasileira precisa aumentar seu círculo de afinidade com o povo em geral…

Um blog de sucesso precisa não somente ser conhecido pelo seu pagerank, rank do technorati e blogblogs. o blog de sucesso é aquele que você indica para seus amigos, cria-se um debate em volta do assunto publicado, quem sabe até em uma roda de bar, por que não?

Continue lendo >>

domingo, 5 de outubro de 2008

Oba!

Template novo, vocês gostaram?

Continue lendo >>

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Dicas juvenis

Eis aqui uma série de dicas não somente para jovens…

Aposto que muitos irão relembrar estes livros…

A Bolsa Amarela(Lygia Fagundes)

Quem não lembra de Raquel e sua querida bolsa amarela?Nela ela guardava todos seus desejos e objetos.

O galo, o alfinete de fraldas sempre estiveram em sua bolsa.

Um livro muito famoso e aclamado, muitos devem lembrar dele. É indicado para todas as idades, vocês irão rir e aprender com este livro

 

 

O Homem que Calculava(Malba Tahan)

História baseada em um sábio que aplica a quase tudo as leis da matemática.

Muito show o livro!

Quem quiser aprender um pouco sobre a história da matemática…Este é o livro!

Alguém já leu ele?

 

 

Meu Pé de Laranja Lima(José Mauro Vasconcelos).

Quem não lembra de Portuga e seu carro vermelho?!

As conversas de Zezé com o pé de laranja lima.

Um livro que mostras as desigualdades do mundo aos olhos de um menino de seis anos.

Abraços,

Prolixo Lacônico!

Continue lendo >>

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A Televisão nos Dias de Hoje

Na década de cinqüenta a maioria das pessoas tinha o sonho de possuir uma televisão. Muitos se reuniam na casa do vizinho para ver a novela.

Um aparelho com imagens enviadas por satélite conseguiu enlouquecer milhares de pessoas ao redor do mundo. Não havia quem não quisesse este aparelho.

Porém será que hoje nós estamos deixando ver televisão?

Eu mesmo não vejo nada de televisão. Parece que passou aquela época de pessoas ficarem o dia todo vendo televisão. O mundo hoje está uma correria, o tempo é um artigo de luxo.

http://www.weno.com.br/blog/archives/televisao.jpg

Mas será que uma possível queda de qualidade da programação? Ou foi a expansão da Internet?

A Internet pode ter vindo para ficar, e já deve ocupar o lugar da televisão. O crescimento de financiamento de computadores vem aumentando dia após dia.

É possível que a Internet ocupe o lugar da televisão na família?

Hoje você digita televisão no Google Imagens e aparece escrito o seguinte: “Pesquisas relacionadas: computador”.

Continue lendo >>

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Contrastes Humanos

Você já parou para perceber, o tanto de contrastes que existem no mundo.

Entre dois hemisférios, por exemplo. Os maiores PIBs, IDHs, estão no setor norte do mundo.

Um exemplo de contrastes é o nosso país. Agora foi considerado um país com elevado IDH. Mas dê uma olhada ao seu redor. Você acha a renda bem distribuída? Acha que flanelinhas limparem carros esportivos importados de empresários, é sinal de uma renda bem distribuída?

Nas religiões existem muitos contrastes também. Na interpretação de livros sagrados há muitas divergências…

Há o contraste entre países, culturas. Muitos não respeitam estes contrastes. Acham que é “cada um no seu quadrado”. Rico e pobre, preto e branco, brasileiros e argentinos, são combinações fatais.

Keywords: kartepe izmit kocaeli turkey tree green theKeywords: a autumn love kartepe turkey kocaeli izmit brown light

http://pedrodias.files.wordpress.com/2007/03/mc.JPG

http://www.handicheval.ch/images/Photos/MAINS.jpg

Continue lendo >>

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

.com

Mudei o domínio do blog…

Em vez de www.prolixolaconico.blogspot.com. Agora o endereço virtual será www.prolixo.com.

Atualizem seus favoritos…

A única desvantagem é que perdi  o pagerank. Mas não tem problema!

Continue lendo >>

sábado, 27 de setembro de 2008

No divã com Prolixo Lacônico

Tema muito discutido por Proust em sua obra “Em Busca do Tempo Perdido”, o tempo.

Na segunda parte da sua obra “A Sombra das Raparigas em Flor”, Proust relata sua ida a Balbec.

Sua expectativas sobre a viagem eram grandes, imaginava um lugar incrível com ótimas pessoas e paisagens. Mas não foi tudo isso que aconteceu quando Proust foi para lá. Ele até relata em seu livro que pessoas imaginam lugares incríveis, vêem fotos do lugar. Mas quando chegam no destino a coisa não é bem assim.

Bom, não vou ficar aqui falando de Proust. Isso foi uma introdução ao que quero falar.

Na primeira vez que vamos a algum lugar e achamos tudo maravilhoso, criamos expectativas para que na próxima que voltarmos seja tudo aquilo de bom. Se voltarmos, na maioria das vezes, vemos que o lugar não era tudo aquilo.

Como isso pode acontecer com lugares, pode muito bem acontecer com pessoas.

Gente costuma elevar pessoas que consideram importante e se no caso de conhecerem estas, vêem que não são nada disso. Criam falsas expectativas e a pessoa “cai do cavalo” quando descobre que isso foi tudo fruto de sua imaginação.

É da natureza do Homo Sapiens ter algo maior para acreditar. A nossa vida sempre tem de ser baseada em algo.

Viajei!

Continue lendo >>

Luto

Ator Paul Newman morre de câncer aos 83 anos.

Hoje morreu o grande ator Paul Newman.

Ótimo ator que certamente deixará saudades.Participou de filmes como “Butch Cassidy”, “Golpe de Mestre”, "Harper - O Caçador de Aventuras".

Mas fazer o que…é uma etapa natural da vida.

http://img.timeinc.net/people/i/2006/specials/sma06/blog/061120/paul_newman_320.jpg

Continue lendo >>

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Discurso no manicômio

Recentemente, houveram algumas acusações política entre americanos e venezuelanos. Essa situação esta piorando.

Dias atrás, houve o desentendimento no assunto dos embaixadores.

Os motivos para tal conflito político são muitos. Ente eles estão o gás, petróleo, divergências políticas. Para facilitar, na verdade, são dois loucos brigando pelo poder.

Mas esta briga pode engrossar a qualquer momento. Acho que a situação está no “fio da navalha”. Qualquer empecilho com maior relevância, pode gerar até uma invasão do Tio Sam.

O Brasil se abstêm de tomar decisões, fica no meio do fogo cruzado.

Aqui seria ou um discurso feito pelo presidente ou uma conversa informal mesmo, escolham vocês…

Visão americana:

“Good night” 

Atitudes erradas foram tomadas por parte do governo venezuelano. Isto é uma ofensa ao povo americano. Algo precisa ser feito, o combate é necessário.

As atitudes tomadas pela Venezuela podem gerar milhares de mortes inocentes. Um insano jamais poderia governar um país.

God bless the United States”

Visão venezuelana:

“Estimados compañeros”

Acham vocês que um filhinho de papai pode meter o nariz em nosso país. A Venezuela!!!

Vocês merecem ouvir insultos deste nível?!!!

O Lula é o papagaio que faz tudo que os Estados Unidos falam e mandam. Temos de nos unir e lutar pela causa. Algo precisa ser feito. Nada será igual novamente…

“Buenas noches el pueblo venezolano”

Não são dois loucos?!

Continue lendo >>

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Geração Coca-Cola Light II

Continuando o post Geração Coca-Cola

Finlândia: jovem mata a tiros sete alunos e diretora de escola

ADOLESCENTE ARMADO DEIXA CINCO FERIDOS EM ESCOLA AMERICANA E DEPOIS SE MATA

HOMEM ARMADO FERE REFÉM E SE MATA EM ESCOLA DO COLORADO

EX-ALUNO ABRE FOGO DENTRO DE ESCOLA NOS EUA E MATA DIRETOR

Estudante mata duas estudantes e se suicida em escola americana

HOMEM MATA 3 MENINAS E SE SUICIDA EM ESCOLA DOS EUA

E o mais recente, hoje:

Morre suspeito de matar 9 a tiros em escola técnica na Finlândia

Isso tudo foi de 2006 para os dias de hoje, houve o de Columbine também.

Agora me respondam, o que está errado?!

Continue lendo >>

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Geração Coca-Cola Light

A juventude sempre foi e será alvo de críticas, discussões e polêmicas.

Porém com o passar do tempo, as famílias foram diminuindo. De acordo com o IBGE, a média de filhos por mulher diminuiu de 4,4 filhos em 1980 para 2,3 no ano 2000.Isso faz com que o espaço para o egoísmo cresça.

Salvo a exceções, muitos jovens de hoje são um pouco egoístas. A maioria deles são mimados demais pelos pais.Muitos não querem saber de estudar, é uma geração “fresca”. Hoje jovens saem da escola, não por falta de oportunidade e sim por não querer estudar.

Oportunidades não faltaram a eles, disso tenho certeza. Porém em um sistema de ensino em que o colega de sala ter um tênis da Nike, é mais valorizado do que as suas notas.

Acho que nos dias de hoje, há muitas oportunidades e o jovem não sabe filtrar estas. O jovem hoje é muito eclético, cheio de fases. Uma hora quer saber disso, outra hora daquilo.

É relevante(todo blogueiro adora essa palavra) que o jovem saiba o que é a vida. Uma hora a mamata acaba.

Claro que a culpa toda não é dos jovens, muitos pais facilitam. Há o jovem “adulto” e o adulto “jovem”.

Muitos adolescentes  hoje pensam em liberdade, sair das asas do pai e da mãe, mas se não estudar…

E o sentimento de liberdade é ótimo. Todos merecem presenciar isto.

Claro que há exceções e não são poucas.

http://www.careacterbasedsuccess.com/images/teenagers_jumping.jpg

Continue lendo >>

domingo, 21 de setembro de 2008

“Jornalisticamente” falando…

Série de dicas sobre jornalismo literário…

Truman Capote reinventou o jornalismo literário. Escreveu um dos melhores livros americanos, “A Sangue Frio”. O livro relata a  chacina da família Clutter e as ações dos assassinos.Detalhes é o que não falta no livro.Para quem não gosta de ler, vai a dica do filme também….

  

Hiroshima, de John Hersey

Reportagem de John Hersey sobre a bomba atômica, foi publicada em 1946 e teve uma grande repercussão no cenário mundial.

A reportagem relatava os horrores da explosão da bomba em Hiroshima. Contém entrevistas com seis sobreviventes. Quarenta anos depois, de volta a Hiroshima, John Hersey encontra seus seis sobreviventes do desastre, e publica o livro “Hiroshima

 O Mundo em uma Frase, de James Geary

Se você gosta de aforismos, frases de famosos, este é o livro ideal.

O livro apresenta vários aforismos e conta a história deste e seus principais nomes.

Continue lendo >>

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR