domingo, 21 de dezembro de 2008

Natal!

Comemoração cristã, burguesa, não importa. O Natal é uma época do ano que as pessoas gostam e divertem bastante, independendo de credo ou saldo bancário. Pode ser a coincidência de muitos estarem de férias, ou até mesmo pelo verdadeiro espírito natalino, é muito difícil encontrar quem não goste dessa data.

Uma época em que muitos viajam, encontram suas famílias, não pode ser uma coisa muito ruim. Os especiais de Natal do Cartoon Network sempre foram os melhores, ou até mesmo da televisão aberta.

É bonito ver as casas enfeitadas, restaurantes cheios, shoppings lotados. A economia agradece o espírito natalino, nem sequer uma crise mundial pode afetar em cheio as comprar para o Natal.

Para as crianças é a época mais produtiva do ano, principalmente, quando juntam todos os parentes para presenteá-los. Quem não ficava o Natal todo vigiando o que iria ganhar?

E se até o House sorri no Natal…

Continue lendo >>

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O Carroceiro

Todo noite,por volta das três e meia, um carroceiro passa na solitária rua da casa onde resido. Traz consigo seu passo apressado, mas ao mesmo tempo um passo vagaroso, com certa preguiça de ir trabalhar. O barulho das rodas do carrinho batendo no paralelepípedo (sim, paralelepípedo) indica que este está vazio. Terá um dia para tentar enchê-lo com latinhas, muito provavelmente, para sustentar a família. Um chapéu faz parte do figurino, porém, usa-o para não queimar do sol que tem de enfrentar a maioria dos dias.

Com certeza ele trabalha mais que oito horas por dia, deve chegar umas sete horas em casa, ainda ver alguma novela da Globo e dormir. Ele não está preocupado com alguma crise mundial, novo presidente americano, aquecimento global. Mas, certamente irá comentar como o preço do feijão aumentou e como os dias passaram a ficar extremamente quentes ou até mesmo, um certo presidente que levou uma sapatada. A única preocupação que possuí deve ser sua família e/ou colocar comida na mesa. Esta até parece uma história recontada, coincidentemente ou não, muitos devem ter essas preocupações. Se tantos falam nisso.

Enquanto escrevo essas linhas, ainda lembro-me do barulho das rodas atendo no paralelepípedo. E que chapeuzinho feio.

***

Show de bola as fotos do ano pelo site Big Picture, ótimas fotos para acessar clique aqui.

Alguns exemplos:
 
imagensdoanoimagensdoano2imagensdoano3

Continue lendo >>

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

EJA: Educação para Jovens Acomodados

A educação sempre foi um tema abrangente e muito discutível. E não pense que é aquela que põe a mesa, muito menos construção de escolas. Salvo às exceções, boas escolas nós temos. O grande problema está sendo a comodidade.

Adoramos colocar a culpa no sistema educacional, professores, livros didáticos, faltas de investimentos do governo e por aí vai. Claro, temos todos essas limitações que ajudam a deixar a educação no Brasil impotente. Mas, cada um também se esforça o mínimo, quando se esforça. Semear a culpa para todos é a maneira mais fácil de driblar o estudo. 

Algunsescola não têm o mínimo para uma educação de nível razoável, e andam de bicicleta vinte quilômetros para estudar. Outros abusam de suas mordomias, e não fazem porcaria nenhuma. Finge que estudam, mas vontade é zero. Por aí, chegam pedagogas que vão “trabalhar a mente do jovem”. “São apenas jovens, não sabem o que fazem”, são os clichês mais escutados. Cá está a comodidade, jovem que vai à pedagoga por causa da falta de estudo, isso não é comodidade? Aquela “hey! teachers! leave them kids alone” foi muito bem interpretada.

Não são todos os pobres que se esforçam para estudar, pelo contrário, muitos não estão nem aí. Citei alguns “casos de superação” e se desejar ver alguns outros, ligue a TV no Jornal Hoje ou veja o vídeo do Joseph Climber. Quem tem tudo e não quer estudar, o problema não é meu, só não saia disseminando culpa por aí, papai do céu não gosta.

Da onde surge a causa dessa falta de interesse, eu não faço a mínima idéia. Podem ser os pais, os jovens, os pedagogos. Ou até mesmo a escola, o professor ou quem sabe o sistema? Virou mania colocar a culpa no sistema, não é verdade?

Continue lendo >>

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Há dois mil e oito anos…

Nascia um rapazinho que iria mudar a história da humanidade. Se bem que, ele já deve estar bem velhinho, dois mil e oito anos, não é para qualquer um. Por isso o Natal é comemorado, é uma comemoração coletiva do aniversário do cara.

papainoelboyÉ uma época muito esperado por muitos, geralmente, tiramos férias e vamos comer e beber para comemorar o aniversário (não se esqueçam disso). Ainda com o décimo terceiro, este é um feriado que todos muitos gostam e gastam. Por isso é um tempo especial para o comércio (aposto que a crise não irá afetar a Bauducco), lojas abertas até o cair da noite e ruas cheias são características do Natal. Tem os shoppings cheios e alguns até com pistas de patinação, sem contar as memoráveis fotos com o Papai Noel. Uma figura emblemática em todos os Natais, um velhinho simpático que mora no Pólo Norte e viaja até mesmo aos trópicos, para entregar presentes a todas as criancinhas do mundo.

Encontros familiares, comida à beça, crianças loucas para abrirem os presentes, você encontrará em muitos lugares. Parece até que as pessoas mudam, ficam mais amigáveis, felizes. Deve ser o espírito natalino ou o décimo terceiro, vai saber...

Continue lendo >>

domingo, 14 de dezembro de 2008

Nostálgicas cenas de Natal

Natal! Quem não se lembra daqueles filme ou desenhos animados que via quando criança?

Fiz uma lista contendo algumas destas memoráveis cenas.

Para começar, o filme Riquinho.

Quem nunca quis ser o Riquinho e construir um parque de diversão em casa? Um menino abonado que fez o bem para todo mundo no Natal, acompanhado de seu cachorro…

Aposto que vai passar na Sessão da Tarde.

Meu Deus! Charlie Brown explicando o verdadeiro sentido do Natal. Todos deveriam crescer depois de ver isso. Tenho certeza que muito marmanjo ficou de boca aberta depois de ver este vídeo…

Saudade dos desenhos antigos…

O vídeo está em inglês, mas não é muito complicado.

Por falar em desenhos, este toda família adorava. As peripécias de Tom e Jerry ensinaram muitas coisas a nós.

Engraçado, tudo mundo torcia pelo Tom, o Jerry era sempre o sacana.

Neste clássico vídeo, Tom e Jerry celebram o espírito natalino, cada qual do seu jeito.

Não é um filme muito antigo, mas é muito bom. Feliz Natal conta a história de combatentes da Primeira Guerra Mundial. Estes, esqueceram os conflitos e reuniram para celebrar o Natal. Um excelente filme.

A trilha sonora é ótima, fiquem com uma das melhores cenas do filme…

Enjoy!

Continue lendo >>

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Palpites Futebolísticos

futebol Acabou o Campeonato Brasileiro deste ano, junto com ele acabam as apresentações dos clubes nacionais. Acertei em falar em um post passado o São Paulo Futebol Clube seria campeão. Acho que já coleciono mais acertos sobre futebol que o Milton Neves.

Para o ano seguinte, aposto que o Internacional será o grande campeão, quem sabe até do Gaúcho, da Copa do Brasil e Brasileirão, repetindo o feito do meu grande Cruzeiro. Ano de centenário, e sem contar que o time do Inter desse ano é muito bom, diria até melhor que o do São Paulo, mas demorou um pouco para engrenar.

Creio que já deve estar sabendo que o Ronaldo Fenômeno acertou com o Corinthians, presumia que iria acertar com o Flamengo (sim, aquele que não irá jogar na Libertadores, ano que vem). Creio que o homem jogará muito no Timão, mas também acreditava no Adriano e não foi lá essas coisas. Pressão haverá e muita, porém Ronaldo já conseguiu se safar uma vez, veremos agora...

E o time do Vasco caiu para a temida segunda divisão. Certamente, voltará ano que vem, e aposto em um nome para ser o “herói” da subida vascaína, Edmundo. Ele mesmo, o Animal, vai jogar muito e talvez seja o nome do Vasco.

Bom, posso para minha “sessão palpites do Milton Neves” por aqui...

Continue lendo >>

Traiu ou não?

Ontem estreou a nova minissérie da Globo, Capitu. Aquela personagem polemica de Dom Casmurro. De início parece ser uma bela minissérie. Esta contém uma pitada de teatro e aspectos contemporâneos adequados ao livro de Machado de Assis. A cena inicial que mostra Dom Casmurro em um bonde é retratada em um metrô e mostra ainda algumas câmeras digitais.

O aspecto surreal toma conta da minissérie toda, um clima noir se faz pela narração de Bentinho ao longo da trama. Merece destaque a Prima Justina, uma personagem engraçadíssima e diria uma das mais fiéis ao escritos de Machado.

Um excelente trabalho foi divulgação da série, além das convencionais chamadas na televisão, a minissérie contou com o site Mil Casmurros. A idéia é bem simples, dividiram o livro Dom Casmurro em mil trechos, qualquer pessoa poderia entrar no site e gravar seu trecho. Uma ótima idéia, mostrando que a Internet é um ótimo espaço para divulgar um viral.

Como é incrível a presença do escritor, há mais de cento e nove anos o livro foi escrito, e hoje ainda é falado como se fosse o último best-seller. Claro, muitos aspectos podem ser convertidos para a atualidade, deve ser por isso Machado de Assis é um grande escritor.

Cá ficam algumas recomendações de leitura no próprio blog.

- Capitolina, um breve relato e releitura da personagem que dá um toque especial ao enredo de Dom Casmurro.

- Quem é Capitu? Indicação do livro que concentra várias opiniões de escritores sobre Capitu.

Segue abaixo o vídeo da abertura da minissérie


Capitu - Abertura from Carlos Bêla on Vimeo.

Continue lendo >>

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Top 12 Artigos do Ano

Considere como uma lista/retrospectiva dos melhores artigos escritos por mim, nestes três meses e meio de vida do blog.lista

Este post fala um pouco sobre filmes em preto e branco e ainda há algumas dicas de belos filmes.

Um artigo que fala sobre um dos mais famosos olhos da literatura mundial…

Será que muitos jogadores famosos e ricos fazem bem para um clube de futebol? Este artigo descreve um pouco dessa realidade.

Conhece o cara?

Falo um pouco sobre o tempo neste post.

Um suspense geek…

Releitura da música Construção de Chico Buarque.

Um pouco de história e ainda conta com um “pôster” de um portal de notícias em 1968.

Uma viagem no tempo…

Pois é, não é todo dia que um rapaz pega fogo na casa ao lado.

Jovens…

Post escrito há mais de um mês atrás contendo alguns palpites sobre o Campeonato Brasileiro. Acertei alguns…

Continue lendo >>

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR